Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

Comissão discute ações de fortalecimento para o Outubro Rosa e Novembro Azul

SAÚDE | Em 22/08/2019 às 15h34, atualizado em 22/08/2019 às 15h36 Por Assessoria de Imprensa
Comissão discute propostas para campanhas: Outubro Rosa e Novembro Azul

Durante encontro ocorrido na manhã desta quinta-feira (22), no Auditório do Paço Municipal, que contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre e representantes da área da saúde foram discutidas elaborações de propostas para fortalecimento das Campanhas Outubro Rosa – movimento de conscientização e prevenção do câncer de mama, e também do Novembro Azul, com ações voltadas ao combate e prevenção do câncer de próstata, entre outros.

Através de uma comissão composta pelo secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, ginecologista e obstetra, Dr. Eneias Prado, presidente do Hospital Norte de Paraná (Honpar), Sr. Umberto Tolari, ortopedista e presidente da Sociedade Médica de Arapongas (Assomar) Dr. Paulo Beletatto, coordenadora do Grupo Amigas do Peito, Rinara Gonçalves, vereadores Márcio Nickenig e Miguel Messias, presidente da OAB-Arapongas, Victor Al Majida e representante do Rotary Clube de Arapongas Amanhecer, Luiz Roberto Davanso Filho, novas estratégias começaram a ser estruturadas para que todo o município seja atingido com ações preventivas, das quais, deverão ter ênfase no cotidiano da população.

“Formamos esse time de grande competência e comprometida com a saúde araponguense. Queremos fortalecer essas campanhas de suma importância em todo o mundo. Com isso, buscamos envolver a todos, clubes de serviços, entidades, órgãos públicos, entre outros. A coletividade será a grande força e caminho mais eficiente para a saúde, que deve sempre ser tratada com respeito”, discursou o prefeito. Em sua fala, Onofre afirmou que, após a elaboração de uma nova estrutura para tais campanhas de saúde, a ideia é transforma-lá em projeto de Lei, perpetuando ações eficazes, que virão ao encontro das reais necessidades da população.

Conforme o Dr. Eneias Prado, o intuito central é atingir com êxito a consciência de cada um, levando informações precisas e relevantes. “Precisamos conscientizar as pessoas da importância da prevenção, e também lutar contra o paradigma de que um diagnóstico coloca fim de vez a vida de um ser humano. É comprovado que um diagnóstico precoce resulta em tratamentos eficazes e até a cura de doenças, como por exemplo, o câncer de mama. Por isso, a importância do fortalecimento e inovação nas campanhas de saúde”, disse.

Inicialmente, uma das propostas visa acentuar as atividades de conscientização em diferentes regiões de Arapongas, interligadas com passeatas e carreatas de mobilização e informação. “Creio que desta forma, conseguiremos atingir um grande e variado público. Sabemos da dificuldade que os homens têm em procurar atendimentos voltados à saúde, por isso, a importância de ações. Além disso, às mulheres representam um grande laço fortalecedor entre as famílias, por isso, a importância também do envolvimento geral, em busca de saúde para todos”, enfatizou o vereador Márcio Nickenig, que aproveitou para mencionar a luta contra o câncer mama, já vivenciada em sua família.

Mobilização da saúde municipal

Enfatizando a reunião, o secretário de Saúde, Paludetto Jr, reforçou sobre os trabalhos de prevenção realizados constantemente pelas equipes de Atenção Básica, ocorrido nas 30 Unidades de Saúde (UBS’s) do município, além dos serviços especializados como o Centro Integrado da Saúde da Mulher(Cisam) , Jaime de Lima, entre outros. “Temos otimizado os atendimentos nas UBS’s, além dos nossos outros departamentos de saúde, buscando priorizar a prevenção, aliados a consultas e demais ações. Contamos com 250 servidores ACS’s e ACE’s nos trabalhos preventivos, além de somarmos esforços com os Hospitais de Arapongas( Honpar e Santa Casa), na busca de fortalecer a saúde, em todas as suas vertentes. Juntos vamos traçar meios para termos um Outubro Rosa e Novembro Azul jamais vistos, e mais do que isso, que efetivamente funcionem na prática”, acrescentou.

Na próxima semana, um novo encontro será realizado, na Prefeitura Municipal, em continuidade às ações voltadas as campanhas de saúde. Participaram também da reunião, a gerente do Cisam, Juliana Parazzi, coordenador da SAMU Arapongas, Carlos Eduardo Arruda, representante da Câmara da Mulher Empreendedora, Sandra Gasparotti, gerente da UPA, Givanildo Berbet, coordenador técnico da UPA e PAI, Dr. Fernando Marquês, demais representantes da saúde, entidades e clubes de serviços.


Prefeito Sérgio abre reunião de promoção de saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS






Endereço da página com a matéria completa:
http://www.arapongas.pr.gov.br/6616_noticia_comisseatildeo-discute-aeccedileotildees-de-fortalecimento-para-o-outubro-rosa-e-novembro-azul

Voltar ao Topo do Site