Boletim da Dengue aponta 3.346 casos positivos

SAÚDE | Em 08/05/2024 às 13h55, atualizado em 08/05/2024 às 13h55 Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, informou nesta quarta-feira, 08, o novo boletim epidemiológico – de 28 de abril a 04 de maio, que mostra o cenário da dengue em Arapongas. De acordo com os dados, o município soma 6.080 notificações, 3.346 casos confirmados da doença (sendo 3.260 autóctones e 86 importados), 554 casos em investigação, 2.180 negativos e quatro óbitos. “Seguimos com as ações para conter a proliferação do mosquito. Acreditamos em uma tendência de queda da doença daqui para frente, mas os cuidados devem seguir os mesmos. Por isso, contamos com a colaboração de toda a população”, frisa o coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini.

Dicas Importantes:
- Mantenha a caixa-d’água fechada e limpa
- Não deixe água acumulada nas lajes
- Mantenha pneus em áreas cobertas até o descarte correto
- Mantenha o quintal sempre limpo e as lixeiras tampadas
- Lave os postes de água dos pets pelo menos duas vezes na semana
- Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada.

DENUNCIE
Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.

VOCÊ SABIA?

Segundo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dentre os principais criadouros, 77% são depósitos móveis ou passíveis de remoção - recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas em pátios e ferros velhos, entulhos de construção, pneus, vasos de plantas, bebedouros e recipiente para degelo de geladeiras, entre outros.