Passeata e solenidade dão início à I Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho em Arapongas

ADMINISTRAÇÃO | Em 24/11/2014 às 14h50, atualizado em 24/11/2014 às 15h04 Por Assessoria de Imprensa
Nesta segunda-feira, 24, a Prefeitura de Arapongas realizou a cerimônia de abertura da Semana Municipal de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SEMPAT). Pela primeira vez o município de Arapongas conta com uma semana voltada para atividades que visam a prevenção e respectivamente, a redução de acidentes de trabalho bem como, doenças ocupacionais. A programação durante a semana conta com palestras, visitas e divulgações nas empresas e construções civis, Pit Stop, exposição de trabalhos, atendimento a população, simulação de acidentes, entre outros, os quais irão apresentar as condições e práticas seguras, informando sobre atitudes que podem evitar resultados indesejáveis.

A SEMPAT é resultado da Lei Municipal de autoria do vereador Aroldo Pagan, número 4.184 de 11 de dezembro de 2013, e conta com o apoio de entidades da classe, sindicatos, órgãos públicos e entidades privadas. Entre os parceiros está a Fundacentro, sendo um dos mais importantes órgãos federais de fiscalização e implantação de ações na área de segurança no trabalho. A unidade no Paraná é gerenciada por Adir de Souza, que compareceu abertura da SIMPAT e destacou a importância das ações. “Em 40 anos de luta é a primeira vez que vejo um ato público ressaltar dessa forma este assunto. Arapongas está dando uma lição para o Brasil, é a décima cidade do Estado do Paraná a desenvolver a Semana Municipal de Prevenção de Acidentes de Trabalho”, declarou.

O prefeito Padre Beffa destacou que novas ideias são bem vindas pois somam ao objetivo da administração, que é proporcionar melhoria de vida para os munícipes. “Nós estamos de portas abertas para novos projetos. A inauguração da SEMPAT em Arapongas lida com o bem estar da comunidade, uma vez que conscientiza e previne acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Espero que as empresas e os funcionários adotem com carinho práticas seguras no trabalho e que essa semana se perpetue durante todo o ano”, declarou o prefeito.

Para o vereador Aroldo Pagan, a I Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho em Arapongas leva para a prática a nova Lei. “Arapongas é uma cidade pujante, em constante crescimento e grande número de trabalhadores em diversos setores. Por isso, a necessidade de uma Lei para regulamentar o que tange acidentes de trabalho e a SEMPAT vem para somar, despertando a conscientização e cuidados para evitar acidentes. Agradeço a todos que apoiaram a criação desta Lei e todas as entidades, sindicatos, órgãos públicos e os alunos do curso de Técnico de Segurança de Trabalho do Colégio Garcez”, concluiu.

Veja a programação completa da SEMPAT no link:

Prefeito destaca a importância da prevenção na saúde do trabalhador
Adir de Souza - gerente da Fundacentro