Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

DNIT veta projeto de trincheira na BR 369 em Arapongas

SESTRAN | Em 08/07/2013 às 08h00 - Por Assessoria de Imprensa
Avaliação do secretário de Governo Vanderlei Sartori Jr com Miguel Lioggi e Israel Biason
O DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte vetou o projeto da trincheira para a transposição da BR 369, elaborado na gestão do Prefeito Beto Pugliesi, por ser um projeto limitado e resolver apenas parcialmente o problema do tráfego na região onde se pretende a implantação. Segundo parecer do órgão federal, a falta de solução para a questão da via férrea, que também causa muitos transtornos ao trânsito na localidade, torna inviável o projeto como apresentado.

A obra pretendida prevê a transposição da BR 369, na região da empresa Mercedes Bens e Posto Breda. “Essa trincheira é de suma importância para a nossa mobilidade urbana, pois liga uma das áreas mais povoadas de nossa cidade, que é a região do Flamingos, ao centro e também trata-se de um dos principais acessos de entrada à cidade” - afirma Beffa.

O prefeito Antonio José Beffa, que esteve em Brasília no mês de abril acompanhado do Secretário de Governo, Vanderlei Sartori, fez, naquela oportunidade, a apresentação do projeto original aos técnicos do DNIT, que ficaram de fazer uma análise mais apurada.

Com a resposta negativa do órgão federal, Beffa determinou que Sartori providencia-se de imediato tudo o que fosse preciso para a elaboração de um novo projeto, dessa vez de acordo com as exigências do DNIT.
Na sequência foram feitas reuniões dos representantes do município com os técnicos do DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná), órgão que havia elaborado o projeto anterior. Também foram estabelecidos contatos com representantes da VIAPAR, já que se trata de obra sob jurisdição da concessionária e ALL – América Latina Logística, em razão do envolvimento da ferrovia na obra.

Como o grande empecilho para o acatamento do projeto original foi a inexistência de previsão para a transposição da ferrovia, o município fez consulta formal à ALL – América Latina Logística sobre aspectos técnicos do entrave e, através do engenheiro José Antônio Fonseca Colla, a empresa posicionou-se favoravelmente à obra apresentando, no dia 04/07, um estudo preliminar através de uma proposta conceitual, que embasará o projeto definitivo.

Em razão da sinalização positiva da ALL, o próximo passo da prefeitura será obter dos quadros técnicos do DER-PR o projeto de engenharia para a obra, o que será tratado na próxima semana em reunião ainda a ser agendada. Caso não prosperem as tratativas com o órgão do Estado, a prefeitura fará licitação do projeto para, no mais curto espaço de tempo possível, obter os prometidos recursos federais para a tão almejada obra.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS






Endereço da página com a matéria completa:
http://www.arapongas.pr.gov.br/735_noticia_dnit-veta-projeto-de-trincheira-na-br-369-em-arapongas

Voltar ao Topo do Site