Arapongas investe R$ 35 milhões em dois anos e ainda reduz sua dívida pela metade

ADMINISTRAÇÃO | Em 07/12/2018 às 11h28, atualizado em 07/12/2018 às 11h29 Por Assessoria de Imprensa

Dois anos de recessão econômica e queda na arrecadação das prefeituras de todo o Brasil não impediram ao município de Arapongas chegar ao final de 2018 reduzindo a sua dívida pela metade, mesmo somando no mesmo período investimentos da ordem de R$ 35 milhões em obras e equipamentos. “São números que mostram que vem dando certo a nossa política de contenção de despesas e, ao mesmo tempo, de buscar parcerias no Estado e na União para avançar em termos de investimento”, afirma o prefeito Sérgio Onofre.

De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), as despesas gerais do Município somaram R$ 478 milhões entre janeiro de 2017, início da atual gestão, e novembro de 2018. Desse total, R$ 35 milhões foram investidos em obras e equipamentos. No mesmo período, o Município reduziu a dívida fundada interna (financiamento), que era de R$ 13,7 milhões em janeiro de 2017, para $ 7,2 milhões em novembro desse ano. “Em função desse controle financeiro, o município de Arapongas tem uma posição muito confortável junto às instituições financeiras, inclusive para a contratação, se for preciso, de obras e serviços com recursos de financiamento”, assinala o secretário de Finanças, Luiz Oquendo Garcia.

O prefeito Sérgio Onofre adianta que está preparando um pacote de obras, a ser anunciado nos próximos dias, com recursos do Paranacidade. Mas garante que a política de austeridade financeira vai prosseguir ao longo do mandato, não só controlando o montante da dívida, mas também reduzindo o custo da máquina. Ele cita como exemplo a redução com os custos de aluguel dos órgãos públicos sediados fora do Paço Municipal e a renovação da frota de máquinas e veículos.

Sérgio Onofre destaca que o equilíbrio financeiro será fundamental para fazer de 2019 um ano marcante em termos de obras para Arapongas. “Vamos remodelar a Praça Mauá, levar melhorias para a Feira da Lua, seguir com investimentos na malha viária, desenvolver um amplo projeto paisagístico na cidade, avançar na saúde, no combate à erosão e investir nos bairros, nos distritos etc. Porém, sobretudo, nós queremos fazer de 2019 o ano da Educação, com investimentos pesados nesse segmento, inclusive a construção de um colégio estadual no Alto da Boa Vista, uma obra de R$ 7,7 milhões já assegurados junto ao governo do Estado”, finaliza Sérgio Onofre.