Projeto em escola municipal é solidário à alunos vítimas do desastre em Mariana MG

EDUCAÇÃO | Em 03/12/2015 às 16h28, atualizado em 03/12/2015 às 16h33 Por Assessoria de Imprensa
Nesta quarta-feira, 02, os alunos da Escola Municipal Dra. Maria Hercília Horácio Stawinski, se mobilizaram para organizar roupas, brinquedos e demais mantimentos, arrecadados e doados pelos próprios alunos durante o projeto “Meio Ambiente e Solidariedade: Ciências e Arte em Prol da Vida”.

Tudo o que foi arrecadado já tem destino certo, serão doados para as vítimas do desastre envolvendo o rompimento das barragens de rejeitos em Mariana, Minas Gerais. A Prefeitura de Arapongas já providenciou o transporte para encaminhar as doações.

A responsável pelo projeto é a professora de ciências da escola municipal, Josiane Ferreira e segundo ela, o projeto veio ao encontro da proposta da escola que está voltada em oportunizar ao educando uma reflexão sobre seu universo pessoal e social, promovendo o fortalecimento da cidadania civil, política e social, através da apropriação do conhecimento, habilidades e valores determinantes no processo de transformação para o exercício da cidadania.

“Tendo em vista que os conteúdos da disciplina de ciências no ensino fundamental I aborda durante todo o ano letivo, questões sobre meio ambiente, ecossistema, desequilíbrio ambiental, extinção de plantas e animais, poluição, entre outros, nossos estudantes estão antenados e despertos com um olhar sensível para uma real percepção sobre a vida e os cuidados com nosso planeta Terra”, explicou a professora.

Ela ainda explica que diante das notícias midiáticas, debates surgiram na sala de aula envolvendo o desastre em Mariana-MG. “Os alunos e comunidade escolar resolveram se mobilizar em uma ação arrecadando produtos alimentícios vestuários e brinquedos, para que pudessem enviar as pessoas afetadas”, disse.

A secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, enalteceu a atitude de toda comunidade escolar do estabelecimento de ensino. “Um projeto maravilhoso, que além de trabalhar temas essenciais para formação e conscientização dos nossos alunos, ainda trouxe o conteúdo para nossa realidade, despertando o sentimento de solidariedade e ajudando o próximo de forma tão magnífica”, declarou a secretária.

Para o prefeito Padre Beffa a ação dos alunos e professores é um exemplo de solidariedade para todos. “Um momento marcante para a Educação do nosso município, que com certeza será um exemplo inesquecível. Essa ação com certeza fará toda a diferença na vida dos que receberão a doação, mas principalmente, fará um bem enorme ao coração dos que preparam tudo isso, que com certeza terão um Natal especial”, concluiu o prefeito.

Durante o projeto foram desenvolvidas em sala de aula diversas atividades pedagógicas, tais como: atividades escrita, atividades de artes, debates sobre o tema, vídeos, e a gravação de um vídeo com os estudantes cantando a música A Paz do Grupo Roupa Nova.