Araponguense cadastra-se após Semana do Microempreendedor na Prefeitura

INDÚSTRIA E COMÉRCIO | Em 08/12/2014 às 09h21 - Por Assessoria de Imprensa
A partir da parceria entre a Prefeitura de Arapongas e Sebrae, com a organização e promoção da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, através da Sala do Empreendedor, foi realizada a I Semana do Microempreendedor Individual, que encerrou nesta sexta-feira, 05. As atividades no decorrer da semana tiveram o objetivo de orientar os microempreendedores para que obtenham melhores resultados em áreas importantes de atuação como, finanças, marketing, vendas, recursos humanos, e busquem a formalização para atender melhor o público consumidor visando aumentar a abrangência do mercado para seu produto ou serviço.

Após a palestra de sexta-feira, ministrada pela agente de Crédito, Helena Escobal, uma das participantes Anabel Dias, que fabrica produtos caseiros, manifestou sua opção para se cadastrar e formalizar seu empreendimento. Na sua visita ao gabinete do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Nazário, recebeu esclarecimentos acerca dos pontos principais com relação aos procedimentos e o apoio disponível. "Quando o microempreendedor se inscreve no MEI, tem acesso ao crédito para o capital de giro, orientações para desenvolver melhor o seu negócio, agregar valores ao produto, ou serviço, e a tendência é o crescimento", esclareceu.

Anabel chegou a oferecer seu produto nas feiras da Lua, que acontece todas as terças-feiras na Gaturamo, mas hoje só participa da tradicional feira de domingo, onde vende pimentas - cerca de 70 potes/dia, e também fornece em maior quantidade para as barracas de pastel que recomendam o produto aos seus clientes. Durante a semana ela participou das palestras e adquiriu conhecimentos que a impulsionaram para constituir sua microempresa. "Recebi informações sobre manipulação de alimentos, avaliação nutricional do produto e estou providenciando o rótulo definitivo. Sei que quando se formaliza o cliente confia mais e também que os juros de empréstimos, caem pela metade".

Além das facilidades disponibilizadas pelas parcerias, Pedro Nazário antecipou que a partir de 2014, vem ser lançado o Selo de Qualidade para os produtos artesanais fabricados no município, incluindo os da agricultura familiar. O secretário informa que partir da implantação da Redesim, que é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. "O microempreendedor terá a sua disposição facilidades para constituir sua empresa, tendo no alvará já incluso as licenças de Bombeiro, Sanitárias e da Junta Comercial num único documento", finalizou.

Secretário esclareceu para a produtora de conservas os benefícios do programa