Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

SEASPMA e ADEOP apresentam chamada de Agroecologia em Arapongas

AGRICULTURA | Em 12/09/2014 às 15h07, atualizado em 12/09/2014 às 15h08 Por Assessoria de Imprensa
Agrônomo da ADEOP, expõe o processo de implantação e as condições favoráveis
Na manhã desta sexta-feira, 12, representantes da Agência de Desenvolvimento do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP) reuniram-se com membros da Secretaria de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (SEASPMA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater e agricultores para apresentar a proposta de assistência técnica e extensão rural (Ater) para famílias que trabalham com a agroecologia. A ADEOP trabalha de forma intensificadora com o objetivo principal de impulsionar o desenvolvimento desse modelo de agricultura que agrega a sustentabilidade. Atualmente a agência ampliou a área de atuação, atendendo também o norte do Paraná e parte do estado de São Paulo.

A ADEOP dispõe de corpo técnico para atender as famílias e conta ainda com a parceria da UEL e UEM que dão suporte aos técnicos em determinados assuntos que exigem maior análise. Durante a apresentação o agrônomo da ADEOP, Elson Borges dos Santos, explicou que o objetivo é tornar a capacidade produtiva das famílias melhor em quantidade e qualidade, garantindo assim as condições para auditagem futura de certificação do selo orgânico. Para tanto a agência irá caracterizar a produção, realizar o diagnóstico para então planejar o atendimento às famílias interessadas. "Temos ainda o objetivo de fortalecer vínculos familiares e valorizar os jovens e as mulheres do campo", destacou.

Na oportunidade o agrônomo ressaltou que o trabalho irá iniciar estabelecendo na cidade um modo de articular essas famílias, para fornecer informações e trabalhar junto os produtores interessados. O projeto, que será executado pelo ADEOP, segue as diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e atenderá famílias que já desenvolvam a produção agroecológica, contribuindo então para o desenvolvimento territorial a partir de uma produção de alimentos mais saudáveis, utilizando técnicas e conceitos que tenham como princípio básico o uso racional dos recursos naturais.

O secretário da SEASPMA, Vanderlei Sartori Junior, destacou a importância do apoio da ADEOP às famílias que trabalham com a agroecologia. "Nós queremos alimentos saudáveis na mesa de toda a população e não vamos medir esforços para articular as famílias produtoras, a fim de fomentar a produção orgânica e garantir uma melhor alimentação", enfatizou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS






Endereço da página com a matéria completa:
http://www.arapongas.pr.gov.br/1592_noticia_seaspma-e-adeop-apresentam-chamada-de-agroecologia-em-arapongas

Voltar ao Topo do Site