Merenda Escolar serve aproximadamente 29 mil refeições diárias

EDUCAÇÃO | Em 16/04/2024 às 17h03, atualizado em 16/04/2024 às 17h06 Por Assessoria de Imprensa
Central de Merenda em Arapongas.

Para fazer da educação uma referência, a Prefeitura de Arapongas também investe pesado na Merenda Escolar. “A educação é um todo e garantir uma alimentação reforçada fortalece o bom desenvolvimento de cada aluno”, avalia o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre. Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, a Central de Merenda atende toda a Rede Municipal de Ensino, sendo 19 escolas municipais (Ensino Fundamental), outras cinco escolas municipais com atendimento integral, 25 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), além da APAE (entidade filantrópica) e o Cursinho Municipal Pré-vestibular. Com isso, são servidas aproximadamente 29 mil refeições por dia.
Com foco na alimentação saudável, a equipe técnica de Nutrição participa de todo processo licitatório, desde a elaboração do estudo técnico preliminar, descritivos e aprovação de amostras dos produtos, como também da Chamada Pública para aquisição dos produtos da agricultura familiar - distribuídos pela Central. “Cada alimento passa por testes de qualidade para aprovação. Assim, é garantido uma alimentação segura e de primeira qualidade”, explicou a gerente da Merenda Escolar, Cibele Vendrametto de Araújo. Além disso, as nutricionistas também monitoram, fiscalizam e coordenam todas as ações da Central de Abastecimentos da Merenda Escolar.
DISTRIBUIÇÃO
Para atender os 51 estabelecimentos de ensino, é preciso uma rotina específica. Para isso, a distribuição dos alimentos é feita da seguinte forma: todas as segundas, terças e quartas-feiras são distribuídos legumes, frutas e verduras a todos os estabelecimentos. Nas segundas e quartas-feiras são distribuídos produtos lácteos ponto a ponto pelos fornecedores. Todas as quartas e quintas-feiras são distribuídas as carnes. Alguns produtos, como frios, polpas de fruta, pão caseiro, mandioca e abóbora cabotiá, são entregues conforme necessidade do cardápio de cada instituição.  E também, uma vez ao mês, a Central da Merenda abastece os estabelecimentos de ensino com os produtos não perecíveis (secos), conforme o cardápio planejado pela equipe de Nutrição.
CARDÁPIO VARIADO
O valor nutricional é uma das marcas registradas da Merenda Escolar, também com um olhar atento para os alunos com alimentação restritiva. De maneira variada, o setor conta com mais de 200 itens que compõem o cardápio do mês. As nutricionistas responsáveis elaboram mensalmente os cardápios, de acordo com cada faixa etária, seguindo a Resolução correspondente ao Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Os cardápios são enviados para as equipes das cozinhas de cada local. E, a partir disso, cada estabelecimento prepara as refeições conforme os cardápios e orientações. Para as crianças com restrições alimentares, as cozinheiras possuem um Manual de Restrições Alimentares elaborado pelas nutricionistas e com as orientações desses preparos”, diz Cibele de Araújo.
INVESTIMENTO E ABRANGÊNCIA
A Merenda Escolar aplica aproximadamente R$ 680 mil mensais, servindo alimentos de primeira qualidade, atendendo as necessidades de cada faixa etária. Ainda conforme a Central de Merenda, são consumidas um total aproximado de 100 toneladas de alimentos por mês.
AGRICULTURA FAMILIAR
Arapongas colabora e apoia os agricultores familiares, por meio de Chamada Pública - processo de aquisição dos produtos da agricultura familiar, através do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Atualmente, são adquiridos por meio da agricultura familiar mais de 40 itens, entre frutas, verduras, legumes, lácteos, panificados, além de geleia artesanal de fruta e polpa concentrada de fruta para sucos. Tudo isso garante a oferta de um cardápio variado, equilibrado e rico em vitaminas e minerais. Além dos produtos serem mais frescos e com qualidade.
CAPACITAÇÕES E EPI’s
Com foco nos servidores da Merenda Escolar, a Prefeitura de Arapongas promove capacitações de Boas práticas de Alimentação e também comportamental   às cozinheiras e auxiliares de cozinha. Anualmente, são entregues novos uniformes e equipamentos de proteção individual (EPI’s), com o objetivo de proteger a saúde e segurança física dos servidores, favorecendo as práticas higiênico-sanitárias.
EQUIPE
A Central da Merenda Escolar é composta por uma equipe técnica específica, sendo: duas nutricionistas, um agente administrativo, um auxiliar administrativo, um auxiliar de serviços gerais, dois motoristas, dois auxiliares de carregamento, um apoio técnico. Além de um caminhão para o transporte dos alimentos.