Controle de Endemias faz ação preventiva no Dia de Finados

SAÚDE | Em 05/11/2013 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Ações se repetem todos os anos nesta data para melhor conscientização da comunidade
Neste final de semana que marcou o feriado do dia de Finados (dias 2 e 3), a equipe do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um trabalho de prevenção e controle da Dengue no Cemitério. A ação, segundo Aparecida de Oliveira,
coordenadora do Programa de Controle da Dengue, aconteceu através da retirada de embalagens de plástico em vasos de flores. “Foram retirados 45 sacos de 200 litros de material plástico, que se tornariam criadouros do mosquito transmissor da Dengue”, complementou a coordenadora.

Aparecida acrescenta que este trabalho já vem sendo realizado há 5 anos e atualmente existe a cooperação da maioria da população, que entende a medida como de extrema importância na prevenção e combate a Dengue no município de Arapongas. “Hoje algumas pessoas já retiram os plásticos antes de sair de casa”, acrescenta Aparecida.

Ela finaliza alertando que a Dengue é uma doença que pode levar a óbito e a única maneira de se prevenir é eliminar todo e qualquer recipiente que possa se tornar criadouro do mosquito transmissor. “O verão está chegando e com ele o perigo da doença aumenta, além do nosso trabalho, dependemos da ajuda da população”, finalizou.

A lei municipal determina que o cidadão seja co-responsável e realize o descarte correto