Professores da Rede Municipal usam da criatividade durante aulas remotas

EDUCAÇÃO | Em 31/03/2021 às 14h27, atualizado em 31/03/2021 às 14h32 Por Assessoria de Imprensa
Cenários lúdicos compõem aulas remotas

Com a execução das tarefas escolares por meio do Kit de Atividades Dirigidas - atividades pedagógicas com lições e orientações complementares para que os alunos pratiquem em casa durante a pandemia da Covid-19, os professores da Rede Municipal de Arapongas têm a cada dia usado mais da criatividade na elaboração e também no desenvolvimento das aulas remotas. Uso de cenários atrativos – tanto em casa quanto nas Escolas – utilização de objetos lúdicos, e até mesmo a participação de convidados especiais têm dado toda a diferença na aplicação da metodologia. Um dos exemplos é o da professora, Cristina Splendor Carneiro, que contou com o apoio do filho, Felipe Splendor Carneiro, durante a aula de gramática. A interação entre os dois deixou o conteúdo ainda mais atrativo. O professor Lucas Matheus da Silva de Carvalho, caprichou no cenário para a aula de boas práticas para  economizar água, aos alunos do Infantil V - A e B. A professora Lucineide Mamprin, de apoio aos alunos com surdez, da Escola Municipal Padre Germano Mayer, também investe na interação e inclusão com os alunos, através das vídeo-aulas. As professoras Briane, Juliana e Rose também apostaram na criatividade, e usaram um figurino ideal e lúdico que fizeram ligação com o conteúdo aplicado. Até mesmo as aulas de educação física, têm tido vídeos e atividades que movimentam os alunos, e levam informações sobre saúde. Para o secretário da Educação, Luiz Roberto dos Santos, o professor Peta, a dedicação dos professores tem sido cada vez mais surpreendente. “ Bem sabemos que esse tem sido um período difícil, e sobretudo, desafiador para a educação. Nossos alunos não podem deixar de receber os conteúdos pedagógicos, e sabemos que à distância, quanto mais prendermos a atenção deles, melhor será a absorção das atividades. Nossos professores são verdadeiros guerreiros. E se desdobram para levar conteúdo de qualidade para os alunos das Escolas e CMEI’s. É um momento difícil, mas vai passar. E com isso, tiramos vários ensinamentos. E um dos mais valiosos, é a valorização que temos que dar aos nossos profissionais da Educação”, disse. Peta ainda complementou que além dos professores, o apoio das equipes pedagógicas e dos pais tem sido fundamental no desenrolar do Ano Letivo em meio à pandemia da Covid-19.

ROBÓTICA

Considerada uma das disciplinas mais adoradas pelos alunos da Rede Municipal, a Robótica também precisou se adaptar em meio ao “novo normal” das aulas, e segue com as atividades remotas. Os professores estão desenvolvendo o conteúdo através dos Planos de Estudos Dirigidos (PED’s), e contam com as assessoras Luciana de Brito Oliveira e Nilza de Cássia Semeão. Seguindo os protocolos de saúde, são gravados vídeos das montagens dos materiais da Robótica (maletas), que são compostos por diversas peças, sensores e motores. Os vídeos são passados aos professores que encaminham aos grupos de WhatsApp dos alunos e desenvolvem suas aulas, conscientizando os alunos e pais ou responsáveis de que esse material é de uso coletivo, podendo ser utilizado somente nas aulas presenciais. “ Este ano buscamos uma metodologia facilitadora para os professores desenvolverem as suas aulas, visando uma melhor forma de aprendizagem do estudante, na qual, eles pudessem manusear o registro do Cientista (caderno de atividades), que é de uso individual onde os alunos poderão desenvolver suas habilidades e criatividade”, ressalta a gerente de Ensino Rosangela Alvarenga Morassutti.

A professora Lucineide Mamprin, no apoio aos alunos com surdez
As professoras Briane, Juliana e Rose também apostaram na criatividade
Professora, Cristina Splendor Carneiro, que contou com o apoio do filho, Felipe Splendor
Aulas de educação física