Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Morte de servidora sensibiliza profissionais na linha de frente de combate ao coronavírus

SAÚDE | Em 03/08/2020 às 16h06, atualizado em 03/08/2020 às 16h28 Por Assessoria de Imprensa
36ª vítima da Covid-19 em Arapongas era servidora da Saúde

O município de Arapongas contabilizava 37 óbitos por Covid-19, segundo o boletim divulgado neste domingo, 02, pela Secretaria Municipal de Saúde. A 36ª morte é de uma servidora municipal do setor da Saúde. Marizenilda da Silva, 56 anos, atuava como agente comunitária de saúde (ACS) da UBS do Caic. Por pertencer ao grupo de risco, já estava afastada da função desde o dia 19 de março. Ela também lutava contra um câncer de mama, além de ter outras comorbidades. 
Em seu registro consta que a paciente realizou a coleta do exame no dia 24/07, com resultado positivo divulgado no dia 31/07.  Já registrado em boletim anterior, ela foi internada no dia 28/07 em leito de enfermaria, transferida para leito de UTI após piora do quadro, vindo a óbito no último 02/08. Ainda conforme a Secretaria de Saúde, dos três filhos de Marizenilda, dois tiveram resultados positivos para Covid-19 e encontram-se isolados. Já a terceira filha aguarda resultado. 
Cada morte é uma perda irreparável, especialmente para as famílias e os amigos das vítimas. Porém, a morte de uma servidora como Marizenilde sensibiliza os profissionais que atuam no setor e chama a atenção para a figura dos servidores da saúde. Muitos deles estão da linha de frente de combate ao coronavírus e, embora conheçam como poucas pessoas os protocolos de saúde, também podem acabar se tornando vítimas da pandemia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até agora 15 profissionais do setor já foram infectados e seguem em monitoramento. “Por isso, a Prefeitura de Arapongas enfatiza que cada cidadão e cidadã siga as recomendações em saúde, que reforcem para o uso adequado de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, se possível não sair de casa e, caso precise sair, seguindo sempre as orientações”, afirma o secretário Moacir Paludetto Júnior. Ele lamenta as mortes por Covid-19, em especial de Marizenilda, que por anos atuou em benefício das pessoas. “Toda morte nos entristece. Marizenilda era querida por todos. Ela já estava afastada por ser do grupo de risco e, mesmo assim, contraiu o vírus e não resistiu. Os filhos e demais parentes que tiveram contato estão sendo monitorados. Tudo isso nos entristece, porém devemos continuar na luta contra a Covid-19. E é essencial contarmos com a participação de cada um para diminuirmos o contágio”, afirma. 
A Saúde Municipal conta com cerca de 837 profissionais, onde mais de 700 estão em atuação direta nas questões da Covid-19. Os demais têm atuado indiretamente, sendo nos atendimentos que não necessariamente lidam com casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. 
Portal Coronavírus – O site da Prefeitura de Arapongas conta com um espaço exclusivo para as informações do Coronavírus. https://www.arapongas.pr.gov.br/coronavirus-boletim 
Nele é possível acompanhar diariamente a situação da Covid-19 no município, como boletim, notícias, decretos, plano de contingência, notificações e aplicações que estão sendo feitas no enfrentamento do coronavírus.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/7995_noticia_morte-de-servidora-sensibiliza-profissionais-na-linha-de-frente-de-combate-ao-coronavirus

Voltar ao Topo do Site