Resgate histórico homenageia Naici Vasconcelos no MAHRA

CULTURA | Em 15/03/2016 às 15h35, atualizado em 16/03/2016 às 08h16 Por Assessoria de Imprensa
A abertura da sala “Naici Vasconcelos” — Resgate Histórico, foi marcada por muita emoção, cultura e saudade na noite desta segunda-feira, 14, no Museu de Arte e História de Arapongas (MAHRA). A equipe do ATUAR preparou uma homenagem emocionante à família da historiadora com a declamação de algumas poesias da escritora, e canções que Naici Vasconcelos apreciou ao longo de sua vida.

Retratos, livros, rascunhos, vídeos, particularidades e diversos registros da escritora, historiadora e comunicadora, evidenciam um resgate histórico de sua vida profissional e pessoal, simultaneamente à história de Arapongas. A história do município que foi valorizada e contada por Naici Vasconcelos.

Durante a cerimônia a secretária da Cultura, Édina Kummel, ressaltou a garra e vontade da historiadora para viver e promover a cultura e a arte. “A história de Naici é marcada por sonhos, e tudo que ela sonhou foi realizado com muita luta e persistência. A começar por esse museu que foi tão almejado e idealizado por ela. Lembrar da Naici é lembrar de alegria, de otimismo e arte”, disse a secretária.

O prefeito Padre Beffa recordou alguns momentos compartilhados com a escritora. “Foram tantos projetos idealizados por Naici, lembro das lutas para colocá-los em prática e algumas tive a honra de participar. Tudo o que ela realizava, era com intensidade, com uma dedicação sem igual. Naici respirava cultura e arte, escreveu várias histórias e a história dela ficou gravada em nossos corações”, declarou o prefeito.

A abertura da sala “Naici Vasconcelos” — Resgate Histórico marcou ainda a reabertura das atividades no Museu de Arte e História de Arapongas (MAHRA), que está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 17h.