SAMU Arapongas recebe cinco novos tablets para otimização dos serviços

SAÚDE | Em 06/05/2024 às 14h18, atualizado em 06/05/2024 às 14h20 Por Assessoria de Imprensa
Entrega contou com a presença do prefeito, Sérgio Onofre, e demais autoridades.

Nesta segunda-feira, 06, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Arapongas recebeu a doação de quatro novos Tablets (tipo de computador portátil e de uso prático). Os itens foram repassados por meio do Conselho de Segurança do Município de Arapongas (Conseg), por meio de uma ação integrada entre empresários da cidade. Um quinto tablete foi adquirido pela Prefeitura. A entrega contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, do secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, do coordenador geral do SAMU Arapongas, Carlos Eduardo Arruda, do presidente do Conseg, Wesley Squilino, vereador major Arduin, e demais representantes do Conseg.

O coordenador do SAMU, Carlos Arruda, enfatizou que os equipamentos possibilitam modernização na prestação dos serviços. “Este avanço tecnológico visa informatizar e agilizar o preenchimento dos relatórios de atendimento durante as ocorrências, proporcionando uma resposta mais rápida e precisa às demandas da população”, explicou. Além disso, os tablets serão integrados aos equipamentos médicos de última geração; recentemente adquiridos pela Prefeitura.

O secretário da pasta, Paludetto Jr, agradeceu o empenho dos empresários junto ao serviço público de saúde. “Com a combinação de tablets para agilizar a documentação e equipamentos médicos de última geração, o SAMU Arapongas demonstra seu compromisso em proporcionar um atendimento de excelência à comunidade, mesmo nas situações mais desafiadoras e urgentes. Agradecemos a parceria”, disse.

O prefeito Sérgio Onofre salientou sobre a importância de parcerias e ações estratégicas que resultam no bom atendimento para toda a população. “Temos um Conseg atuante não apenas na área da segurança. O SAMU exerce um papel crucial, salvando vidas e prestando atendimentos de qualidade 24 horas por dia. Um passo positivo e queremos avançar ainda mais”, falou.

MAIS INVESTIMENTOS

O SAMU de Arapongas tem avançado na aquisição de equipamentos. Outro destaque foi o aparelho de videolaringoscópio, utilizado para a intubação de pacientes em estado grave. Esta tecnologia de ponta oferece uma abordagem minimamente invasiva, reduzindo o tempo de procedimento e os riscos associados, ao mesmo tempo em que proporciona uma visualização clara e detalhada da área de intervenção.

Também a aquisição de um ultrassom portátil. Uma ferramenta vital no diagnóstico precoce de pacientes vítimas de traumas com suspeitas de hemorragias internas. A praticidade e mobilidade desse aparelho permite uma intervenção mais ágil e eficaz, potencialmente salvando vidas em situações críticas. “Este investimento em tecnologia médica representa um passo significativo na busca pela eficácia e eficiência no cuidado com a saúde dos cidadãos araponguenses”, incluiu Arruda.

Coordenador, Carlos Eduardo, Onofre e vereador major Arduin.