CMDCA publica resolução para repasses de R$ 360 mil para entidades e serviços públicos

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 15/03/2024 às 14h04, atualizado em 15/03/2024 às 14h28 Por Assessoria de Imprensa

Será publicada nesta sexta-feira, 15, Resolução nº 005/2024 - expedida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) que autoriza a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) a tomar as medidas cabíveis para repasse de recursos na ordem de R$ 270.000,00 mil às entidades registradas junto ao CMDCA, entre elas, a APAE, Casa do Bom Menino, SOS Guarda Mirim, CECAV, CIEE e Associação das Damas de Caridade.  Sendo destinado o valor de R$ 45.000,00 para cada uma das entidades. Além das Organizações da Sociedade Civil, foram beneficiados também pela Resolução os serviços do município inscritos junto ao Conselho que atendem crianças e Adolescentes, como: Escola do Trabalho e Abrigo Institucional Neiva Elizete Ferreira Martins Andrade, com o valor de R$ 45.000,00 cada.

Ainda segundo o CMDCA, os recursos totais perfazem um valor de R$ 360.000,00 arrecadados pelo Fundo Municipal Para a Infância e Adolescência (FIA), através de doações que podem ser abatidas no Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas. “As doações com abatimento no imposto de renda são de extrema importância para formação dos recursos do Fundo e estes valores contribuem para o atendimento de nossas crianças e adolescentes”, ressalta a presidente do Conselho, Clarissa Bergonci Gouveia. Além disso, Gouveia incentiva para que pessoas físicas e jurídicas entrem em contato com seus respectivos contadores e verifiquem a possibilidade de destinação desses valores ao Fundo Municipal de nossa cidade. “A doação é abatida do imposto de renda e não tem custo ao doador, os recursos ficam no município e são direcionados às instituições e serviços pelo CMDCA”, acrescentou.

A secretária da pasta e também gestora do Fundo Municipal Para a Infância e Adolescência, Terezinha Zin Canassa, também reforçou sobre o fundamental apoio dos órgãos públicos junto às entidades socioassistenciais. “É sempre uma grata satisfação contribuir com essas entidades que tanto fazem por Arapongas e pelo cidadão”, encerrou.