Mês da Mulher: Serviços socioassistenciais desenvolvem atividades de acolhimento e homenagem

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 08/03/2024 às 14h53, atualizado em 08/03/2024 às 14h54 Por Assessoria de Imprensa

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher – celebrado neste dia 08 de março, a Prefeitura de Arapongas, por meio das Secretarias Municipais, tem desenvolvido uma série de ações especiais, com homenagens para todas as mulheres. “Uma forma de carinho com elas que são a força da nossa cidade”, frisou o prefeito Sérgio Onofre. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, ofertou uma atividade para as mulheres em situação de Rua. Segundo a equipe responsável, através da abordagem social, foram feitas entregas simbólica de um kit presente composto de chocolate, esmalte, lixa de unha, batom, acetona, algodão, brinco, elásticos de cabelo, além de um bate-papo com as mulheres atendidas pelos serviços.  Ao reconhecer as experiências únicas das mulheres em situação de rua e ao promover a conscientização durante esta data significativa, o serviço busca reforçar a importância da autonomia e do empoderamento dessas mulheres. “A situação de rua para as mulheres muitas vezes está associada a uma combinação de fatores, como violência doméstica, falta de suporte familiar, vínculos familiares rompidos, desigualdade de gênero e acesso limitado a recursos. O Centro POP atua como um espaço destinado a atender essa população, desempenhando um papel fundamental de assistência social, orientação psicológica e encaminhamento para serviços essenciais, incluindo saúde, emprego e renda”, explica o coordenador, Emanuel Zanata. O Centro Pop de Arapongas é atualmente composto por: 01 Coordenador, 01 Assistente Social, 01 Psicóloga, 01 Motorista, 01 Vigilante Municipal e 02 Auxiliares de Serviço. O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) CSU realizou um café para homenagear as mulheres atendidas pelo serviço. “Objetivo foi de sensibilizar as mulheres sobre seu importante papel, em seus lares, famílias e na sociedade, visto que as responsabilidades, as rotinas e os afazeres das mulheres podem, por vezes, contribuir com a falta do autocuidado e da autovalorização. Estamos aqui para acolher e ajudar”, disse a secretária da pasta, Terezinha Canassa.