Prefeitura inaugura CCI Geraldo Bisca e amplia serviços socioassistenciais aos idosos

ASSISTÊNCIA SOCIAL | Em 08/02/2024 às 14h12, atualizado em 08/02/2024 às 14h16 Por Assessoria de Imprensa
Autoridades descerram faixa do novo CCI do Jardim Brasil.

Ampliando e fortalecendo ações que contribuem no processo de envelhecimento saudável, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou oficialmente nesta quinta-feira, 08, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), localizado na Rua Tinguaçu Castanho, nº 188, no Jardim Brasil. O novo espaço leva o nome de “Geraldo Bisca”, uma homenagem a um dos pioneiros do município. A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, da secretária da pasta, Terezinha Zin Canassa, secretário de Governo, Rafael Cita e demais secretários municipais, vereadores da base aliada, familiares do homenageado, idosos que participam as atividades socioassistenciais desenvolvidas pela Prefeitura, além de servidores municipais e comunidade em geral.

Para a secretária da Semas, Terezinha Canassa, a atitude mostra o cuidado e atenção que a gestão municipal tem com a “Melhor Idade”. “A administração se preocupa em levar o melhor para aqueles que tanto fizeram por Arapongas. Nossos CCI’s contribuem com desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário. Muito grata a todos que colaboram com mais este importante passo”, falou. Canassa também não deixou de mencionar a participação de todas as Secretarias Municipais e também a contribuição do departamento de Imprensa em todos os processos que levaram a inauguração.

Um dos filhos do homenageado Geraldo Bisca, o ex-prefeito José Bisca, fez um emocionante agradecimento, recordando a contribuição que o pai deixou ao longo da vida. “Hoje é um dia festivo aqui e no céu. Meu pai deixou seu legado, que vai para além de tudo o que cultivou em vida, como a solidariedade. Ele tinha como lema fazer o bem, sem olhar a quem. E esse CCI vai levar aos nossos idosos todo o acolhimento necessário nessa fase da vida. Nossos agradecimentos a toda a gestão municipal”, falou.

O prefeito Sérgio Onofre mencionou sobre o propósito da gestão em se unir para levar o melhor às famílias araponguenses. “Isso é respeito às pessoas mais velhas. Eles têm muito a nos ensinar. Entregar um novo CCI é também ir de encontro com as reais necessidades da população, com um olhar atento e humanizado. Eles são a história do município”, salientou. Ainda conforme Onofre, um outro CCI também será entregue, dessa vez na região do Cj. San Raphael. O local já está pronto e deve ser inaugurado nos próximos dias.

A solenidade contou ainda com declamação de poesias, entrega de flores aos familiares do homenageado, descerramento da fita e placas inaugurais.

Atividades – O CCI Geraldo Bisca deverá iniciar as atividades logo após o recesso de Carnaval. “Vamos recepcionar os nossos idosos após o período de carnaval, com muito amor e carinho”, disse a coordenadora do CCI, Joseane dos Santos.

Estrutura - O CCI do Jardim Brasil conta em sua estrutura com uma sala de recepção, duas salas para atendimentos, um salão, uma despensa, dois banheiros (feminino e masculino), uma cozinha e uma lavanderia com depósito. O investimento foi de R$ 528.000,00 – recurso advindo de emendas parlamentares do deputado federal Pedro Lupion.

Você sabia?

O município de Arapongas conta também com outros três CCI’s, sendo eles: CCI Tia Su (Jardim Petrópolis), CCI Feliz Idade (Vila Araponguinha) e CCI Antonieta Zampaollo (Parque Industrial IV).

Conheça mais sobre o homenageado

- Filho de José Bisca e Sophia Barti Bisca

- Nasceu no dia 15/09/1927, na cidade de Araraquara/SP

- Casado com Santinha Bazanella Bisca, com quem teve seis filhos

- Pioneiro, chegou em Arapongas em 1941

- Dedicou-se à agricultura ao longo dos seus 69 anos de Arapongas

- Participou ativamente do Sindicato Rural e também atuou no Cooperativismo

- Colaborou com os técnicos da ACARPA (substituída depois pela Emater e atual IDR – Paraná), acompanhando-os em visitas regionais, visando o aprimoramento da agricultura

- Participou da construção da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, Diaconia Sagrado Coração de Jesus e Igreja Santíssima Trindade

- Atuou em prol da Santa Casa de Misericórdia de Arapongas e Lar São Vicente de Paulo

- Na busca de conhecimento para a comunidade, colaborou com a educação e hospedou em sua residência professores que lecionavam na localidade

- Na sua vida, foi agraciado com centenas de amigos, muitos afilhados e compadres

- Faleceu no dia 23/05/2010

- Cumpriu sua missão com o legado “Fazer o bem sem olhar a quem”.

Onofre e família Bisca durante entrega de CCI.