Prefeitura participa de ações em saúde voltadas aos homens

SAÚDE | Em 28/08/2023 às 10h12, atualizado em 28/08/2023 às 10h14 Por Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de orientar e conscientizar a população masculina sobre a importância de manter hábitos saudáveis, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Pronto Atendimento 18 Horas Osvaldo Filla Junior, no Conjunto Flamingos, desenvolveu diversas atividades no posto de combustíveis Mahle -Grande parada, na BR-369 – saída para Rolândia. As equipes realizaram testes de diabetes, aferições de pressão arterial, aplicações de vacina contra a gripe (H1N1), além da realização de testes rápidos (HIV, Sífilis e hepatites). “Por aqui passam diversos caminhoneiros. Sendo uma forma de aproximar a saúde desses trabalhadores, reforçando a importância de cuidados com a saúde”, mencionou o gerente do 18 Horas, Luis Chaviolli. Neste mês, a Secretaria de Estado da Saúde, lançou a campanha “Saúde do Homem, Imunização é Fundamental”, voltada para a prevenção de doenças e promoção da saúde dos homens. A campanha também busca reforçar a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH), do Ministério da Saúde, de 27 de agosto de 2009, com o objetivo geral de promover a melhoria das condições de saúde da população masculina para a redução da morbidade e mortalidade através do enfrentamento.

VACINAÇÃO

Confira as vacinas recomendadas aos homens:

Vacina Tríplice viral

Doença que previne: sarampo, caxumba e rubéola

Quando aplicar: para adultos não vacinados, duas doses até 29 anos; entre 29 e 49 anos, dose única

Esquema vacinal: uma ou duas doses, conforme a idade

Vacina Hepatite B

Doença que previne: hepatite B

Quando aplicar: para adultos não vacinados

Esquema vacinal: 3 doses

Vacina dT adulto

Doença que previne: difteria e tétano