Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância inicia ações integradas

EDUCAÇÃO | Em 23/03/2023 às 08h38, atualizado em 23/03/2023 às 08h39 Por Assessoria de Imprensa
Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância inicia ações integradas

O Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância – projeto voltado para a proteção e defesa dos direitos da criança - da fase de gestação até os seis anos de idade, realizou na última quarta-feira, 21, sua primeira ação física. As atividades aconteceram no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ismênia Antoniolli Grassano, no Vale das Perobas II. Integram o Comitê a Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, CMDCA e Conselho Tutelar. O evento contou com a presença do vice-prefeito Jair Milani, da secretária da Educação, Cristiane Rossetti, do secretário de Administração, Gabriel Esper, representando o secretário de Saúde, Moacir Paluetto Jr, a diretora de Saúde, Sandra Onofre, o vereador Marcerlo Junio, além de outros integrantes do comitê e demais servidores municipais.
Durante o circuito de ações, os alunos participaram de atividades em saúde bucal, palestra lúdica do Controle de Endemias, avaliações antropométricas – juntamente com o apoio dos alunos do curso Técnico de Enfermagem do Colégio Garcez, musicalização, avaliações do desenvolvimento global infantil (psicomotricidade, aprendizagem, comunicação, hábitos da vida diária) e apresentação do teatro infantil “Pipo e Fifi” – por meio do CREAS.
O ato foi marcado também pela assinatura do Termo de Adesão ao programa “Nossa gente Paraná”, das famílias selecionadas pelo CRAS Araucária, entrega da padronização de pinturas lúdicas nas paredes da instituição (artes feitas pela desenhista Sayuri Mina), além da entrega do selo do projeto “Samuzinho” – desenvolvido pela Secretaria de Saúde e Educação, que leva noções de primeiros socorros aos alunos e professores, com presença ativa de profissionais da Samu Arapongas.  “É um momento muito especial. A integração de todas essas frentes, proporcionando um avanço na qualidade da nossa educação infantil”, pontuou a secretária da Educação, Cristiane Rosseti.
Segundo a psicóloga e coordenadora do Comitê, Clarissa Bergonci, num primeiro momento as atividades integradas acontecerão em três CMEI’s. Depois, a ideia é ampliar para toda a rede infantil. “O projeto piloto acontece no CMEI Ismênia e, na sequência, nos outros dois CMEIs - Maria Hilda Santiago Grassano, Jd. San Raphael, e o CMEI recém-entregue do Conjunto Piacenza. Foi feito todo um estudo e planejamento para que possamos atender todas as regiões. Estamos otimistas com este começo”, disse.
VOCÊ SABIA?
Em dezembro do ano passado, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, assinou o decreto nº870/22, que institui o Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância. Desde outubro do ano passado, com apoio da Câmara Municipal, com intermédio do vereador e professor da Educação Infantil, Marcelo Junio, o município tem se articulado para a implantação desses serviços, por meio da elaboração de políticas públicas.