Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância realiza primeira reunião do ano

EDUCAÇÃO | Em 13/01/2023 às 14h32, atualizado em 13/01/2023 às 15h42 Por Assessoria de Imprensa
Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância prepara ações para 2023

Nesta sexta-feira, 13, o grupo que integra o Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância – projeto voltado para a proteção e defesa dos direitos da criança - da fase de gestação até os seis anos de idade, esteve reunido na primeira reunião de 2023, dando início aos trabalhos educacionais. Na oportunidade, estiveram presentes a secretária da Educação, Cristiane Rossetti, o secretário de Administração, Gabriel Esper, a secretária da Assistência Social, Ismailda Ferreira de Lima da Silva, a psicóloga e coordenadora do Comitê, Clarissa Bergonci, o vereador e professor da Educação Infantil, Marcelo Junio, a diretora de Administração, Mayla Comar, representantes do Conselho Tutelar de Arapongas, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria Municipal de Saúde.

Em pauta, foram debatidos temas de legislação; os artigos da Constituição Federal, ECA, LDB, e Marco Legal da Primeira Infância, além do planejamento de ações práticas, como: organização das ações para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) modelo; com o programa estadual da Assistência Social para a Primeira Infância e o Programa Nossa Gente Paraná, sistematização de dados junto ao setor de Tecnologia da Informação (TI), ações para mapeamento e interventivo para crianças no CMEI modelo (saúde, social, emocional, entre outros), e plano de extensão para os outros CMEIS. “ Já delimitamos os três CMEI’s que receberão a implantação do projeto, de maneira inicial. As ações contarão com a participação dos CRAS’s de referência”, disse a secretária da Educação, Rossetti.

“UMA PRIMEIRA INFÂNCIA PARA TODOS”

Um dos responsáveis pela implantação do projeto, o vereador Marcelo Junio, reitera que os serviços buscam fortalecer um desenvolvimento infantil integral e integrado. “ O grupo se alinha para execução de ações e criação de políticas públicas voltadas ao tempo primordial do desenvolvimento que é a Primeira Infância. Tivemos um começo promissor, tendo a certeza de que será um trabalho espetacular, garantindo a qualidade e atenção aos nossos pequenos alunos”, pontuou.

Em dezembro do ano passado, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, assinou o decreto nº870/22, que institui o Comitê Municipal Intersetorial da Primeira Infância. CONFIRA NA ÍNTEGRA O DECRETO: https://www.arapongas.pr.gov.br/editais/2022/dez/02.12_assinado.pdf