Ir para o conteúdo principal
Facebook Youtube Instagram
Acessibilidade Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO

Arapongas retoma Cursinho Municipal e fortalece caminho à Universidade

EDUCAÇÃO | Em 30/08/2022 às 15h01, atualizado em 30/08/2022 às 15h03 Por Assessoria de Imprensa
Arapongas retoma Cursinho Municipal e fortalece caminho à Universidade

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) retomou na noite da última segunda-feira, 29, as aulas do Cursinho Pré-Vestibular Municipal Gratuito. Neste ano, até agora, 52 alunos estão matriculados no período noturno e 16 para o vespertino. Ao todo são 80 vagas. A secretária da Educação, Cristiane Rossetti, e o coordenador do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Avançado Arapongas, professor Tiago Nascimento, deram as boas-vindas aos estudantes. “É uma satisfação poder recebê-los. O Cursinho Pré-Vestibular Municipal Gratuito é uma das grandes iniciativas da gestão do prefeito Sérgio Onofre e do vice, Jair Milani. Aqui, nós abrimos portas para que os estudantes da Rede Estadual recebam o suporte e fortalecimento para o ingresso nas Universidades. Sabemos que cursinhos preparatórios privados têm um custo elevado e por isso nós viemos ao encontro das reais necessidades desses alunos. Sejam bem-vindos e aproveitem ao máximo”, disse Rossetti. 
O prefeito Sérgio Onofre comenta sobre a importância de fomentar a ida de estudantes para as universidades. “Temos casos de famílias que não viam a oportunidade de colocar os filhos na universidade e esse projeto vem para mostrar que é possível. Graças ao trabalho da Semed e dos grandes professores voluntários, temos tido êxito. Um projeto que nasceu na nossa gestão e tem dados grandes frutos”, disse.
HISTÓRIA
Implementado em 2017, o projeto foi criado com o propósito de ofertar gratuitamente curso pré-vestibular para alunos que estão cursando o terceiro ano de escolas públicas. É ofertado semestralmente e atende alunos de baixa renda, da rede pública de ensino: estudantes dos 3º anos do Ensino Médio, 4º anos da Formação de Docentes e para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Assim, ele prepara o estudante para o ENEM e exames vestibulares de universidades públicas e particulares.
Logo em seu primeiro ano, cerca de 90% dos participantes obtiveram aprovação em universidades públicas e/ou privadas. No início, foi intitulado “Projeto Cursinho Municipal”, com aulas ministradas no anfiteatro da Escola Municipal Profª. Antonica Giroldo Franciosi, situado na Rua Pavão, Centro. Em 2019, foi transferido para o Instituto Federal do Paraná – Campus Avançado Arapongas, situado na Rua Surucuá-Açú, 321, Vila Araponguinha, onde segue atualmente. 
A partir de 21 de março de 2022, pela Lei nº 5.060, de 17 de março de 2022, sob o mandato do então secretário de Educação, Luiz Roberto dos Santos, professor Peta, foi criado e instituído oficialmente pelo Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Arapongas, o “Curso Pré-Vestibular Municipal Gratuito”. Em 2017, foram atendidos 120 alunos, em 2018 foram 100, 90 em 2019 e outros 100 estudantes no início de 2020. Depois disso, o projeto se manteve suspenso devido à pandemia da Covid-19. 

APROVAÇÕES
De 2017 a 2020, o cursinho já beneficiou mais de 300 alunos e contribuiu para a aprovação de 200 alunos em universidades públicas, como UEL, UEM, UFPR, UTFPR e UEPG em diversos cursos.

DISCIPLINAS
São ministradas aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, História Geral e Brasileira, Geografia, Filosofia, Sociologia, História da Arte, Matemática Álgebra, Geometria e Trigonometria, Química, Física e Biologia. Os conteúdos abordados são de acordo com Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e com a Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado do Paraná. 

CARGA HORÁRIA
O Cursinho Pré-Vestibular Municipal Gratuito funciona no período vespertino e noturno, conforme a demanda, com aulas das 13h30m às 16h45m e das 19h às 22h15. Cada disciplina terá a carga horária de 1 hora semanal, distribuídas conforme grade horária estabelecida pela Semed. 

CORPO DOCENTE
As 12 disciplinas são ministradas por corpo docente selecionados através de um processo seletivo, atuando de forma voluntária, conforme os termos da Lei Federal nº 9.608/1998 – Lei do Voluntariado. Os docentes receberão um auxílio de despesas com transporte, através de apresentação de nota fiscal de abastecimento com CPF do docente, no valor de R$ 125,00 por disciplina ministrada mensalmente. Cada professor atua na sede do Cursinho Municipal de Arapongas, ministrando uma disciplina no período de 1 hora semanal, totalizando 4 horas por disciplina mensal. 
Fortalecem o time os professores: Aérton José Gouveia Júnior (Geopolítica), Adriano Borges Oliveira (Filosofia), Alan Borges de Oliveira (Sociologia), Ana Carolina Souza Rezende (História da Arte), Bruno Godoi de Almeida (Geografia), Ricardo Henrique da Silva Vial (História), Alex Julio Barbosa (Filosofia), Anderson Forcato (Física), Brenda Mayara Garcia (Química), Bruno Godoi de Almeida (Geografia), Cibele Caroline Rodrigues da Silva Forcato (Biologia), Paulo Jorge Dias Filho (Matemática) e Ricardo Henrique da Silva Vial (História).



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/11053_noticia_arapongas-retoma-cursinho-municipal-e-fortalece-caminho-a-universidade

Voltar ao Topo do Site