Guarda Municipal de Arapongas faz treinamento com grupo especial Tigre

SEGURANÇA | Em 17/08/2022 às 10h14, atualizado em 17/08/2022 às 10h15 Por Assessoria de Imprensa

Nos dias 15 e 16 de agosto, uma equipe da Guarda Municipal de Arapongas (GMA) participou de um treinamento profissional com o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre). A ação ocorreu em Maringá e contou com a participação de GM’s de outros municípios, além da Polícia Penal de Maringá. De acordo com o superintendente interino da GMA, Antônio Umbelino, o treinamento tratou de técnicas e táticas de adentramento em ambientes confinados. “ É uma forma de aprimorar todo o nosso conhecimento. Uma troca importante de experiência que resulta em um bom trabalho na área da segurança pública de Arapongas. O Tigre é referência nacional, e além disso, estivemos com GM’s de outros municípios. Momento muito importante para a nossa profissionalização”, pontuou.

A Guarda Municipal de Arapongas tem treinamentos constantes de atualização profissional. Já foram feitas instruções com técnicas voltadas para a atuação com cães, na sede do Canil Integrado da Guarda Municipal e Polícia Militar, localizada na 7ª Companhia Independente de Polícia Militar – 7ª CIPM; capacitação de conhecimento para a utilização do Talonário Eletrônico - a forma digital do “bloco de multas”; instrução de armamento e tiro, conforme prevê ofício curricular de convênio com a Polícia Federal; treinamento de habilitação para o uso dos dois fuzis modelo Taurus T4 (semiautomáticos e de calibre 556); a aquisição do armamento fez da GMA a primeira do Paraná a adquirir esse modelo e a segunda no Brasil; e participação em uma palestra ministrada pelo agente da Polícia Federal, Eduardo Betini. O evento tratou do tema: “ Segurança Pública e o Uso diferenciado da Força”.

MAIS SOBRE A GMA

A Guarda Municipal de Arapongas (GMA) foi criada em 13 de abril de 2006 – conforme a Lei Municipal nº 3276/2006, tendo sua primeira formação em 28 de junho de 2008. Atualmente, o efetivo conta com 82 GM ‘s; sendo 11 mulheres e 71 homens. Entre os princípios essenciais estão: a proteção ao patrimônio público, bens e serviços, instalações públicas municipais e meio ambiente, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas. A GMA tem como compromisso a evolução da comunidade na busca pela paz social.

Para melhor atender a comunidade, a GMA se divide em setores. São eles: Rádio Patrulha, Centro de Comando Operacional, Vídeo Monitoramento, Reserva de Armamento, Trânsito, Coordenadoria de Educação para o trânsito, Departamento Antidrogas, Patrulha Escolar, Patrulha Ambiental, Patrulha Maria da Penha, Grupo de Apoio Tático (GAT) e Canil.

O TIGRE

Foi criado no final da década de 1980 no Paraná, inspirado na polícia especializada espanhola em ações graves e quando há impasse nas negociações com criminosos, como sequestro, roubo, cárcere privado, violação de domicílio, extorsão, rapto, entre outros crimes. Os membros do Tigre passam por treinamentos rigorosos e as ações têm alto grau de resolução.