Curso de capacitação Caminhos do Cuidado tem continuidade em Arapongas

SAÚDE | Em 20/01/2014 às 07h00 - Por Assessoria de Imprensa
Formação tem foco nos procedimentos e práticas na área de Saúde Mental
A saúde do araponguense continua sendo prioridade dentro da administração do Prefeito Padre Beffa. Entre o início e a conclusão da reforma da UPA-24H e ações sistemáticas na regulação e regularização dos serviços em saúde, foi reiniciado, já neste primeiro mês do ano, o curso de capacitação “Caminhos do Cuidado”, em parceria com o Ministério da Saúde, destinado para 40 profissionais da área, que estão sendo capacitados para atenderem o futuro CAPS II e CAPS AD II, que em breve será instalado no município.

Este é o primeiro curso oferecido da região norte do Paraná direcionado ao atendimento das pessoas portadoras de transtornos psiquiátricos - incluindo os dependentes químicos e alcoolistas. Segundo o secretário de Saúde, Alcides Livrari Junior,“ na região norte do Paraná, Arapongas foi contemplada nesta que é uma iniciativa que constitui um trabalho de formação e qualificação de profissionais atuantes na área da Saúde Mental.

O curso terá duração de 40 horas presencial e 20 horas trabalho em campo. Os profissionais receberão informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, com foco em práticas de redução de danos. Os orientadores deste curso são profissionais de nível superior, com pós-graduação em áreas como Saúde Mental, Saúde Coletiva, Saúde Pública, Atenção Básica, Educação ou Ciências Sociais.