Controle de Endemias intensifica combate ao Aedes aegypti no final de semana

SAÚDE | Em 07/03/2016 às 13h07, atualizado em 07/03/2016 às 13h12 Por Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Saúde, através do Controle de Endemias realizou um importante mutirão neste sábado, 05, nas localidades do Campinho, Assentamento Dorcelina Folador e Coqueiral. Durante a manhã, diferentes equipes se mobilizaram para verificar possíveis focos do Aedes aegypti e orientar a população acerca dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre chukungunya e zika vírus.

Na tarde deste domingo, 07, as equipes realizaram mais um trabalho de conscientização na Praça do Cemitério Municipal. Os profissionais da Saúde abordaram a população no local, prestando informações sobre as atitudes adequadas para eliminar focos e criadouros do mosquito.

Na oportunidade, o Controle de Endemias ressaltou ainda um artigo na Lei Municipal, a qual prevê que proprietários de túmulos ou os responsáveis pelos Cemitério Municipal, e demais Cemitérios Privados do município, ficam obrigados a eliminar ou utilizar meios eficazes para evitar criadouros e focos dos possíveis vetores transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus.

A LEI Nº. 4.455 foi publicada no Diário Oficial do município na quinta-feira, 03, e já está em vigor. Vale lembrar que a Lei prevê multa para proprietários que mantém focos do Aedes aegypti, o valor será conforme o número de focos encontrados e reincidência dos infratores, pode ser de 0,5 a 3 UFA’s (Unidade Fiscal de Arapongas que atualmente corresponde à R$ 215,41).

O secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, destaca os inúmeros trabalhos realizados pelos profissionais da Secretaria e pede a colaboração da comunidade na luta contra o mosquito da dengue.

“Contamos com o trabalho incansável do Controle de Endemias de segunda à segunda. Por isso, conclamamos a comunidade para que faça sua parte e elimine possíveis focos do Aedes aegypti em suas residências. A Lei Municipal já está em vigor, e irá intensificar ainda mais a participação da população nessa luta, pois desperta a conscientização e soma aos nossos esforços para garantir a saúde do araponguense”, frisou o secretário.