Notícias da Secretaria Municipal de Educação de Arapongas

Notícias da Educação

HORTA DO FUTURO: Alunos colhem primeiras hortaliças do projeto

EDUCAÇÃO | Em 15/06/2022 às 13h16, atualizado em 15/06/2022 às 13h24 Por Assessoria de Imprensa

Alunos colhem primeiras hortaliças do projeto

O Projeto Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia, já tem dado resultados positivos. Nesta semana, alunos da Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, da Vila Sampaio, e da Escola Municipal Professora Nereide de Souza Camargo, do Conjunto Centauro, realizam a primeira colheita das hortaliças. O ato contou com a participação da coordenadora de projetos, Rosangela Alvarenga Morassutti, da professora, Mari Calisti, da professora Giselly Valente, da diretora da Escola Getúlio Vargas, Teresa Gomes, além de supervisoras de ambas as instituições de Ensino. “ Fomos na Fazenda Terra Planta, do município de Sabáudia, e tivemos o apoio do responsável, Eduardo Carrica. Ele também falou para os alunos sobre a Agrofloresta. O encontro contou também com a participação dos bonecos do Programa Agrinho FAEP/SENAR. Uma maneira lúdica e bastante educativa sobre o foco do projeto: o Meio Ambiente”, disse Morassutti.

A secretária da Educação, Cristiane Cesaria Pablos Rosseti, parabenizou o projeto. “ Este é um projeto grandioso que proporciona aos nossos alunos uma forma transformadora e comportamental para as práticas de Educação Ambiental, juntamente com uma alimentação saudável”, destacou.

HORTA DO FUTURO

Projeto Horta do Futuro – Educação, Saúde e Tecnologia tem o objetivo de conscientizar a comunidade escolar a respeito da importância de uma alimentação saudável, com foco também no ensino de robótica, preservação ambiental e técnicas agrícolas. O projeto detalha outras nove etapas, com o passo a passo até a implantação da horta, o cultivo e o encaminhamento para a cozinha da escola, onde a colheita poderá servir de complemento para a merenda ou em receitas apresentadas pelos próprios alunos. Uma vez por semana, na disciplina de Ciência/Robótica, os alunos poderão usar o kit robótico na montagem de projetos, tendo demandas da horta como problemática. Exemplo é a irrigação, com sistema de atuadores, sensores ou controladores. Eduardo Carriça, agricultor e design gráfico de Sabáudia, faz a assessoria na implantação do projeto. Ele é o responsável pela Terra Planta – Sistemas Agroflorestais na Fazenda Santa Rosa, em Sabáudia.