Projetos

Cooperativa Integrada - projeto encontro literário com Monteiro Lobato, o projeto tem como objetivo levar conhecimento e motivação aos professores e alunos. O intuito é envolver e despertar a leitura entre as crianças, através de doação das obras infanto-juvenis do autor.

Projeto SENAI - o projeto Orientação Profissional e Reforço Escolar tem como objetivo proporcionar orientações necessárias de iniciação ao mundo do trabalho, bem como ao seu desenvolvimento a situações de aprendizagem em relação à matemática aplicada, através de uma proposição de profissional, garantindo condições de construir e aplicar conceitos matemáticos em seu cotidiano, sendo a metodologia os 4 pilares da educação: Aprender a ser, Aprender a conviver, Aprender a fazer e Aprender a conhecer.

Pnaic - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

COPATI - este projeto conta com a colaboração técnica e financeira entre prefeitura Municipal de Arapongas e Secretaria da Educação para execução com ações conjuntas de escolas e centros educacionais da rede municipal em favor da preservação ambiental da Bacia do Rio Tibagi através da cartilha Pingo Dágua.

AGRINHO - O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Sistema FAEG/SENAR e Sindicatos Rurais. Desenvolvido em parceria com o Governo Estadual por meio das Secretarias de Educação, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e, com Prefeituras (Secretaria Municipal de Educação) e diversas empresas e instituições privadas.
O programa trabalha com as escolas (professores e alunos) da rede pública de ensino tanto estadual como municipal, desenvolvendo uma proposta pedagógica com base na interdisciplinaridade e na Pedagogia da Pesquisa, sendo os temas relacionados à Ética, Cidadania, Saúde, Alimentação, Desenvolvimento Sustentável e Produção de Alimentos, com enfoque da Preservação Ambiental.

Atleta na Escola - tem como seu principal objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizando o acesso ao esporte, desenvolvendo e difundindo valores paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimulando a formação do atleta e orientando jovens atletas.


PROERD - tem como objetivo trabalhar sobre as causas do uso de drogas lícitas e ilícitas estabelecendo sobre os riscos decorrentes da dependência química e orientando as crianças, adolescentes, assim como seus pais ou responsáveis, acerca da busca de soluções e medidas eficazes quanto à resistência às drogas; fortalecendo a autoestima das crianças e adolescentes a valorizarem a vida, mostrando opções saudáveis de comportamento, longe das drogas e da violência; sensibilizando as crianças e adolescentes para valores morais e éticos, possibilitando a visualização, bem como proporcionando a construção de uma sociedade mais justa, sadia e feliz; disponibilizando aos pais e/ou responsáveis ferramentas para que, quando questionados sobre os efeitos negativos das drogas, possam atender às expectativas, bem como mostrar a importância do fortalecimento da estrutura familiar e assim prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de drogas.

GRPCOM - uma iniciativa da RPC TV, Instituto GRPCOM e Secretaria Municipal de Educação, esse projeto estimula estudantes a produzirem desenhos e textos sobre temas em pauta no telejornal Paraná TV, 1ª edição.

Escola de Pais - seu principal objetivo é a integração da família na escola num desafio educacional.

Projeto DAD
LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.
Mediante Lei maior a criação da lei municipal: LEI Nº 4091, DE MARÇO DE 2013. Dispõe sobre a inclusão de uma aula semanal, sobre os danos à saúde, causado pelo uso do fumo e do álcool e tóxicos, em todas as escolas da rede municipal de ensino e dá outras providências.

E através desta LEI o projeto DAD - O Departamento Anti-drogas da guarda municipal de Arapongas tem como principal objetivo prevenir o uso de drogas, assim contribuir para o maior bem de todos os munícipes, a vida. Para alcançar os objetivos contamos com a GPEC- Grupamento de Patrulha Escolar Comunitária, formado por Guardas Municipais treinados e instruídos que trabalha na prevenção com crianças nas escolas municipais e com adolescentes nas suas comunidades.