Centro Municipal de Educação Infantil Padre Bernardo Merckel


PROJETOS


Projetos desenvolvidos
Valorização da Figura Materna
Objetivo Geral:
- Explorar a comemoração referente ao Dia das Mães em busca de conhecimentos e valorização da figura feminina na sociedade.
Objetivos Específicos:
-Conscientizar as crianças sobre a importância da figura humana;
-Desenvolver a coordenação motora ampla;
-Explorar a imaginação e criatividade;
-Trabalhar a ludicidade e afetividade.
Metodologia:
-Confecção de cartazes e desenhos referentes ao tema;
-Montagem do Cantinho da Mulher contendo objetos femininos;
-Confecção de uma pasta contendo figuras relacionadas a vestuário, profissões, características físicas, objetos femininos, etc.
Conteúdos:
-Figura humana/ partes do corpo;
-Vestuário e profissões;
-Musicalização;
-Composição bidimensional e tridimensional;
-Associação de imagens.
Culminância:
-Evento festivo: chá com as mães e avós das crianças do CMEI com apresentação de diversas músicas e danças infantis;
-Exposição de trabalhos confeccionados pelas crianças relativos ao tema;
-Confecção de cartões pelas crianças com mensagens entregues às mães;
-Confecção de um mural sobre o Dia das Mães.
Avaliação:
A avaliação será contínua através da observação da criança no desempenho de suas atividades.

Maleta Viajante
Justificativa:
Através da leitura do livro infantil pelos pais para com seu(s) filhos(as) este projeto objetiva além do despertar o interesse pela leitura, principalmente tornar leitores da fase infantil até adulta. O Projeto busca também desenvolver a habilidade de expressar as ideias com desembaraço e originalidade, através da interação do CMEI com a família.
Objetivo Geral:
-Integrar família/ escola e despertar na criança e nos pais o interesse pela leitura.
Objetivos Específicos:
-Fomentar o gosto pela leitura;
-Incentivar os pais a se tornarem participantes ativos no processo de leitura de seu filho;
-Oportunizar a criatividade e a imaginação desenvolvendo as habilidades sociais;
-Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
-Resgatar valores e melhores sentimentos;
-Propiciar a interação CMEI e família.
Procedimentos Metodológicos:
-Confecção de maletas decoradas, uma por turma;
-Na maleta viajante terá um livro de histórias clássicas, fábulas, gibis ou contos, um caderno de cartografia para o desenho da criança, giz de cera, e juntamente acompanhará uma ficha para os pais preencherem;
-Para os pais a maleta conterá livros ou revistas, textos reflexivos ou de autoajuda, etc;
-No dia seguinte a criança trará a maleta viajante e a mesma fará um breve comentário sobre a história lida, destacando os acontecimentos que mais lhe chamaram a atenção;
-A educadora irá realizar a leitura da ficha avaliativa dos pais para as crianças e posteriormente as fichas serão anexadas a pasta do projeto.
Conteúdos:
-Composição bidimensional e tridimensional;
-Musicalização e expressões artísticas;
-Relação temporal;
-Alfabetização;
-Coordenação motora fina e ampla;
-Associação de imagens/ discriminação de personagens;
-Moradia/ vestuário/ meios de transportes/ corpo humano, etc.
Recursos Materiais:
-Livro de literatura infantil;
-Gibis/ revistas/ jornais/ textos diversificados, etc;
-Materiais escolares;
-Maleta.
Avaliação:
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes da criança no seu cotidiano.

Horta Suspensa e Alimentação Saudável
Objetivo Geral:
-Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão deste planeta.
Objetivos Específicos:
-Dar oportunidades aos alunos de cultivar plantas utilizadas como alimento e do processo de germinação;
-Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
- Criar no CMEI uma área verde produtiva no qual todos se sintam responsáveis;
-Contextualizar os conteúdos aos problemas da vida urbana;
- Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta.
Conteúdos:
-O solo e o clima na reprodução de alimentos;
-Os alimentos e seus valores nutricionais;
-Meio ambiente- cuidados e preservação do solo e da água.
Metodologia:
-Maior integração do corpo docente melhorando o nível de socialização das crianças;
-Estimular a alimentação saudável;
-Conscientização da necessidade de conservação de recursos naturais;
-Preparo do solo;
-Colaboração das crianças e educadoras e prol do conhecimento do cultivo e manejo da horta.
Avaliação:
Observação periódica com registros do interesse das crianças.