Serviços do SAMU-192
Endereço: Rua Bonito do Campo - Vila Industrial
Telefone: 192
Horário de atendimento:
Informações
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
A partir dessa atuação, o SAMU tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento. Historicamente, o nível de resposta à urgência e emergência tem sido insuficiente, provocando a superlotação das portas dos hospitais e pronto-socorros, mesmo quando a doença ou quadro clínico não é característica de um atendimento de emergência. Essa realidade contribui para que hospitais e pronto-socorros não consigam oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado.
O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. A política tem como foco cinco grandes ações:
* organizar o atendimento de urgência nos pronto-atendimentos, unidades básicas de saúde e nas equipes do Programa Saúde da Família;
* estruturar o atendimento pré-hospitalar móvel (SAMU 192);
* reorganizar as grandes urgências e os pronto-socorros em hospitais;
* criar a retaguarda hospitalar para os atendidos nas urgências; e
* estruturar o atendimento pós-hospitalar.
A Rede Nacional SAMU 192 possui hoje 147 serviços de atendimento móvel às urgências, atendendo, com isso, 1.273 Municípios brasileiros, num total de 112 milhões de pessoas.
Fonte: Portal da Saúde - www.saude.gov.br
Perguntas Frequentes
1 - Como funciona o SAMU 192?
O atendimento do SAMU 192 começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. A ligação é atendida por técnicos, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações ás vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.
O SAMU 192 é um serviço territorializado e móvel. As ambulância são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é possibilitar a cada vítima um atendimento no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.
2 - O que é o SAMU?
O SAMU 192 faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência.
Com o SAMU 192, o governo federal está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
3 - Como funciona o atendimento?
O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento.
As Centrais de Regulação tem um papel indispensável para o resultado positivo do atendimento; sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Esse mesmo médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
4 - Quando chamar o SAMU?
* Na ocorrência de problemas cardio - respiratórios
* Em casos de Intoxicação exógena
* Em caso de queimaduras graves
* Na ocorrência de maus tratos
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
* Em casos de tentativas de suicídio
* Em crises hipertensivas
* Quando houver acidentes/traumas com vítimas
* Em casos de afogamentos
* Em casos de choque elétrico
* Em acidentes com produtos perigosos
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte
5 - Como posso chamar o SAMU?
O SAMU é acionado somente pelo número 192 e todas as ligações são gravadas.
6 - Quem atende o 192?
O atendimento imediato é feito por um tele-atendente que precisa de algumas informações sobre a situação do paciente para encaminhar a ligação para o médico ou para a saída da ambulância.
7 - Que informações podem ajudar nesse atendimento imediato?
Manter a calma é fundamental. Se estiver muito nervoso, peça para outra pessoa fazer a ligação e passar informações que facilitem o transporte e o atendimento de urgência como a idade do paciente; seu estado (se está inconsciente); se tem dificuldade para respirar; se há sangramento; se há dor etc. Enfim, todas as informações que descrevam o estado do paciente.
8 - E se for um acidente na rua, o SAMU atende?
Sim. Nesse caso, outras informações serão necessárias, por exemplo a descrição de cada veículo envolvido (carro, moto, caminhão ou bicicleta), pois isso possibilita um tipo de lesão previsível em colisão ou em atropelamento. O número de feridos também é necessário para que haja um reforço no atendimento.
9 - E se uma pessoa desconhecida passar mal como um morador de rua por exemplo. Ainda assim o SAMU pode ser chamado?
Sim, ainda que a ligação seja feita por quem não conhece a vítima ou o paciente, as informações podem ser prestadas. Nesse caso, é solicitado que a pessoa que fez a ligação fique no local para que haja facilidade de contato, monitoramento e rapidez na chegada do socorro.
Em locais com falhas na numeração, arruamentos irregulares, grandes condomínios, conjuntos habitacionais, enfim locais de difícil acesso, embora não seja obrigatório, é essencial que a pessoa aguarde e ajude a chegada da ambulância passando o máximo de informações.
Além disso prestar esclarecimento sobre o ambiente também é importante, se existe sinal de briga, alguma arma branca (faca) por perto, se existe cheiro de bebida, entre outras informações.
10 - E se a ambulância for necessária para levar um paciente em consulta?
O SAMU é um serviço de urgência e emergência, ou seja quando existe um risco de vida envolvido e por conseqüência é fundamental o rápido atendimento. Quando não for atribuição do SAMU, o médico irá orientar a conduta a ser adotada.
11 - O SAMU pode levar o paciente ou vítima de acidente para qual hospital?
Em regra a ambulância seguirá para o hospital público mais próximo porque se trata de uma urgência. Mas, é importante saber que existe comunicação por rádio entre os ocupantes da ambulância e um médico da base de operações (médico regulador) que fornecerá informações adicionais e eventual autorização para que se dirija a outro local.
12 - As ambulâncias são todas iguais?
Não. O SAMU é um serviço que integra o SUS (Sistema Ùnico de Saúde), portanto, segue as normas estabelecidas de Atenção às Urgências, que prevê a quantidade, o tipo de ambulância (veículos básicos e veículos avançados) e os profissionais (motorista, médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem) que deverão prestar o serviço.