Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

Secretaria Municipal
de Saúde

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

SAMU Arapongas ganha espaço moderno e com melhor tempo de resposta para atendimento

SAÚDE | Em 11/04/2024 às 15h08, atualizado em 11/04/2024 às 15h13 Por Assessoria de Imprensa

Nova sede do SAMU Arapongas está localizada na área central.

Durante solenidade nesta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Arapongas entregou oficialmente as novas instalações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na Rua Marabu, nº 435 – Centro. Em imóvel locado pelo município, a base do SAMU conta com um escritório, uma sala de administração, quatro banheiros (feminino e masculino), quatro quartos, duas salas, uma lavandeira, uma sala de esterilização, almoxarifado e estacionamento amplo. A mudança para o novo endereço traz maior qualidade aos serviços prestados para a população, em localização com melhor tempo de resposta, mas também para toda a equipe. Além disso, a estrutura física homenageia a servidora “Melissa Arruda”, que atou por anos no SAMU, vindo a falecer no dia 03 de março de 2024. 
O evento contou com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, do secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, do secretário de Governo, Rafael Cita, demais secretários, vereadores da base aliada, do deputado estadual Pedro Paulo Bazana, coordenador administrativo do SAMU, Carlos Eduardo Arruda, coordenador médico, Dr. Alessandro Sella, familiares da homenageada e demais integrantes do SAMU. 
O secretário Moacir Paludetto Jr citou os avanços que a área da saúde vem recebendo ao longo dos últimos anos. “Nos últimos oito anos, o SAMU Arapongas avançou e se tornou referência nas condições de trabalho. Comparado ao espaço anterior, a nova sede possuiu espaços mais adequados, possibilitando maior conforto e privacidade aos servidores que dedicam 12 horas de plantões todos os dias do ano”, afirmou. O prefeito Sérgio Onofre salientou a importância de valorização dos profissionais da saúde, sobretudo em tempos tão desafiadores para a área. “Enfrentamos uma pandemia, agora temos passado por uma epidemia de dengue e a saúde é sempre linha de frente. Nesses últimos anos, nós entregamos mais de 130 obras, mas a valorização do ser humano é sem dúvidas a obra mais importante”, disse.
HOMENAGEM
Uma das marcas registradas da atual gestão é homenagear pessoas que dedicaram parte da vida a serviços importantes para o município. A nova sede do SAMU Arapongas eterniza o nome de “Melissa Arruda”. Desde 2021, ela prestava suas atividades de limpeza no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – o SAMU de Arapongas. Seu falecimento, aos 49 anos, pegou a todos de surpresa, mas as lembranças de um bom convívio com os colegas são para sempre. Emocionada, uma das filhas da homenageada, Jucimeire, agradeceu pela iniciativa. “É claro que gostaríamos de tê-la conosco. Mas essa homenagem nos traz um pouco de conforto. Ela passa mais tempo no SAMU do que em casa e amava o trabalho”, falou.
O prefeito Sérgio Onofre também expressou sua solidariedade aos familiares. “Poder homenagear uma mulher simples e que foi tão querida por todos que a conheceram, não tem preço”, mencionou. Das mãos da diretora da Saúde, Sandra Onofre, os familiares de Melissa, incluindo os demais filhos, Juliana e Wesley, e o marido, Milton César dos Santos, receberam uma orquídea. 


Serviços e outros investimentos
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o SAMU Arapongas fechou 2023 com 8.857 atendimentos pré-hospitalares, sendo 1.353 atendimentos com a Unidade de Suporte Avançado, além das 2.507 transferências inter-hospitalares.  Ao todo, foram 11.364 atendimentos realizados que atingiram uma média de mais 30 atendimentos diários. 
Para fortalecer a prestação dos serviços, foram licitadas mais duas ambulâncias com recursos federais, além de novos equipamentos (ultrasson, bonecos de treinamento e videolaringoscópio. Atualmente, o SAMU conta com quatro ambulâncias, sendo três básicas e uma avançada. A equipe do SAMU Arapongas é composta por 17 condutores-socorristas, 12 técnicos e auxiliares de enfermagem, seis enfermeiros e 11 médicos. 


CONHEÇA O PERFIL DA HOMENAGEADA

- Melissa Arruda nasceu no dia 24 de novembro de 1974, em Ivaiporã/PR
- Filha de Luiz Antônio de Arruda e Maria Aparecida de Arruda
- As circunstâncias da vida deram à Melissa a possibilidade de estudar até a 4ª série do ensino fundamental  
- Casou-se em 1996 com Milton César dos Santos, com quem teve três filhos: Juliana, Jucimeire e Wesley. Após muitos anos, a família cresceu com a chegada de dois netinhos: Derick e Heitor
- Em 10/08/2004 foi admitida como servidora pública municipal, ocupando o cargo de gari. Função esta que exerceu por 11 anos.
- Em outubro de 2015, foi lotada na Escola Municipal Antonica, contribuindo com a equipe de serviços gerais, e como era muito prestativa, também dava auxilio junto às cozinheiras da escola
- Em janeiro de 2021, passou a prestar suas atividades de limpeza no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – o SAMU de Arapongas
- De forma repentina, veio a falecer no dia 03 de março de 2024, em decorrência de um aneurisma, aos 49 anos.
- Para a família, Melissa sempre será considera como alguém que era solicita, sempre ajudando aqueles que precisavam. Para os filhos, era também uma amiga para toda as horas. Para o marido, além de uma companheira de vida, foi também a boa companhia durantes as pescarias; lazer que eles adoravam fazer juntos. E mais do que isso, alguém que deixa muita saudade! 
- Em despedida, familiares e amigos do SAMU a homenagearam com um cortejo de ambulâncias, emocionando a todos os presentes.

Autoridades reunidas durante ato solene


ÚLTIMAS NOTÍCIAS





Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/saude/12905_noticia_samu-arapongas-ganha-espaco-moderno-e-com-melhor-tempo-de-resposta-para-atendimento