SECLE - Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos

Localizada à Rua Quíscalo, 166 – Vila Aratimbó, anexo ao Prédio da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis que juntamente com o Anfiteatro Oduvaldo Vianna Filho, compõe o Centro Cultural Érico Veríssimo na Praça Cacilda Becker. Tem a finalidade de conduzir a política cultural do município, sendo ligado a ela, formados por representantes da sociedade civil: Conselho Municipal de Cultura. É responsável por promover o planejamento e fomento das atividades culturais, valorizando as manifestações culturais que expressam a diversidade; preserva e valoriza o patrimônio cultural material e imaterial; promove intercâmbio cultural nos âmbitos regional e nacional. Programa, organiza, coordena e executa atividades de promoção e desenvolvimento da cultura, como por exemplo:

Festival de Artes Cênicas - FETAC – Primeiro Festival de Artes cênicas de Arapongas, realizado de 25/06 a 07/07/2019. Tem o objetivo de promover o intercâmbio entre os grupos de teatro de Arapongas, da região Norte do Paraná e o público, destacando e divulgando novos talentos. A arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança e pode se dividir em cinco gêneros: Trágico, Dramático, Cômico, Musical e Dança. Teve um público estimado de 3.000 pessoas.

Festar – “Festival de todas as artes de Arapongas”, tem o objetivo de disseminar as diversas culturas existentes no Município. Até o ano de 2018, aproximadamente 8.000 pessoas passaram pelo festival.

Desfile de 07 de setembro – Em parceria com a Educação, a Secretaria da Cultura organiza, conduz e coordena a Semana da Pátria. A tradição dos desfiles na data da Independência foi iniciada na década de 40 por Getúlio Vargas, com o objetivo declarado de promover os valores cívicos na população. Essa tradição vem se arrastando por anos e levam às ruas um público aproximado de 10.000 pessoas.

Rock no Parque – Um evento que reúne o melhor do rock local, em um ambiente descontraído e de muito respeito e tranquilidade no “Parque dos Pássaros”. É realizado em um fim de semana com muita música, diversão e alimentação com as tendas gastronômicas. O evento reúne aproximadamente nos dias de realização 2.000 pessoas.

A Secretaria também organiza, coordena e realiza os grandes eventos do município:

Carnaval “Nas Asas do Samba” – Desde o início da gestão o carnaval ganhou uma nova roupagem. Foram cinco noites de festa e duas matinês em um ambiente familiar e descontraído, juntamente com a praça gastronômica, Grupos de Samba e Pagode locais e Banda Show, totalizam um público estimado de 25.000 pessoas.

Aniversário da Cidade “Arapongas Fest Show” – A partir da atual administração o Aniversário da Cidade começou a ganhar força e tomou proporções bem definidas e grandes. Em parceria com a rádio Nativa FM, foi estruturado cinco dias de festividades no Parque de Exposições Expoara, com shows de artistas renomados nacionalmente. Passaram pelo Arapongas Fest aproximadamente 30.000 pessoas.

Natal – O Natal é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo. É uma época mágica e encantada onde todas as fábricas de sonhos da secretaria da cultura colocam sua imaginação para trabalhar, pois para as crianças simboliza o Papai Noel, presentes, luzes coloridas. Começa com a chegada do “Bom Velhinho” no Estádio Municipal José Luís Chiapin, com doces, pipoca, sorvetes, bolas, cama elástica e muitos brinquedos infláveis, tudo gratuitamente, para fazer a alegria da garotada. A previsão de público neste dia é de 5.000 pessoas. Continuando a programação, temos a ligação das luzes da cidade na Praça da Matriz, um show à parte onde é apresentado o melhor do Natal, com coral, brinquedos natalinos e é claro as luzes maravilhosas marcando uma data de encanto. Durante o período de festividades que geralmente pega o início de dezembro até meados do dia 20, muitas atividades são realizadas, inclusive a “Casa do Noel”, onde passam aproximadamente 20.000 pessoas, durante o período.

Os espaços culturais que a Secretaria da Cultura é gestora incluem:

  • Anfiteatro Municipal Oduwaldo Vianna Filho – Vianninha;
  • Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis;
  • Usina de Conhecimento / Grupo Viagem à Fantasia;
  • Cine Teatro Mauá;
  • EMA - Espaço Municipal de Artes onde funciona o Projeto: ATUAR – Curso Livre de Teatro;
  • Estação das Feiras – Feira da Lua;
  • Espaço Cultural G1 (localizado na Estação das Feiras);
  • Antiga Estação Ferroviária;
  • MAHRA – Museu de Arte e História de Arapongas (Prédio da Antiga Prefeitura);
  • Mercado Municipal;
  • Praça CEU - Centro de Artes e Esportes Unificados (Zona Sul), hoje denominado Estação Cidadania-Cultura;