SECLE - Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos

Arteara Artesanatos


"O Brasil tem cerca de 10 milhões de artesãos. Gente criativa que vive de bordar, costurar e esculpir, e que comercializa seus produtos em diferentes espaços como feiras, mercados ou centros de artesanato. É a arte e a cultura de um povo refletida em diversos produtos, uma arte passada de geração em geração. Comemorado neste sábado (19), o Dia Mundial do Artesão deste ano terá um sabor especial, será a primeira celebração da data após a regulamentação da profissão, em 22 de outubro de 2015.

Com a venda de suas peças para os turistas, os artesãos movimentam a economia local, geram emprego e renda não só para a família do artista como também para toda a sua comunidade. Apesar da importância econômica, o artesão só passou a ter direito a carteira nacional do artesão, linhas de crédito e qualificação com a sanção da lei.

De Norte a Sul do país, o artesanato brasileiro tem características diferenciadas, cada qual com a influência de suas comunidades locais e matéria-prima disponível na região. A Agência de Notícias do Turismo selecionou algumas delas:

Norte – O artesanato tem forte influência indígena, com uso de palha, fibras de açaí e penas de animais. No Pará, destaque para a cerâmica Marajoara, produzida na Ilha de Marajó e que encanta com variadas formas e padrões de decoração. No Tocantins, o rei é o capim dourado do Jalapão que transforma-se em cestos, bolsas, brincos e chapéus.

Nordeste – Seu riquíssimo artesanato produzido pelas rendeiras que fazem a renda de bilro, a renascença, o filé, o labirinto, ponto de cruz e o richelieu encantam os turistas. Também merecem destaque as xilogravuras de Jorge Luis Borges em Pernambuco, as garrafinhas com areias coloridas no Ceará e no Rio Grande do Norte e os bonecos de barro do mestre Vitalino, em Caruaru.

Centro Oeste – O cerrado é o protagonista do artesanato produzido na região. Usa-se muito flores secas e sementes para a produção de bandejas e enfeites de casa. Próximo ao Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a influência indígena também está presente nas cerâmicas, no artesanato em madeira, cipó e fibra de tucumã.

Sudeste – Em Minas Gerais, o artesanato é representado pela pedra sabão em objetos de cozinha, pelas cerâmicas produzidas em Jequitinhonha e as carrancas que afastam maus espíritos nos barcos do Rio São Francisco. As panelas de barro do Espírito Santo são Patrimônio Cultural.

Sul – As cuias de beber chimarrão de influência indígena são muito comuns. As malhas de tricô para aplacar o frio e os produtos feitos em couro também fazem parte da cultura local. Em Santa Catarina, o artesanato da palha do trigo e a renda de bilro também são típicos.

Com o OBJETIVO de CRIAR um ESPAÇO onde se concentra todas as vertentes e modalidades da Arte artesã nos seus mais diversos seguimentos, Foi criado a Associação de Artesanato e Arte de Arapongas - ARTEARA. Com o Objetivo de proporcionar um ambiente acolhedor onde o Artista e Artesão Araponguense consiga comercializar suas obras foi criada a ARTEARA.

Este Espaço com o Apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Lazer e Eventos e Prefeitura Municipal de Arapongas, procura atender a todos os artesãs e artistas com o para que comercializem e divulguem seu trabalhos, trabalhos estes que encontram-se em seus mais variados segmentos, tais como, telas, cerâmicas, porcelanato, crochê, pinturas em tecidos, decoupagem, biscuit, cartonagem, artesanato em mdf, artesanato em fuxico, artesanato em eva, artesanato em crochê, artesanato em materiais reciclados dentre outros.




Endereço da página sobre o espaço completo:
http://www.arapongas.pr.gov.br/cultura/7_dpto_arteara-artesanatos