Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Arapongas apresenta investimentos de quase R$ 20 milhões na saúde

SAÚDE | Em 26/04/2024 às 16h17, atualizado em 26/04/2024 às 16h20 Por Assessoria de Imprensa

Secretário Moacir, garante investimentos para a saúde pública de Arapongas.

Visando melhorar a qualidade nos atendimentos especializados e de rotina em saúde pública, a Prefeitura de Arapongas conta com um pacote de investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões para os próximos meses. “Nosso compromisso é fazer da saúde uma referência. Não somente com investimentos, mas garantindo também um atendimento humanizado”, diz o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre.

O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, vê com entusiasmo os investimentos - já garantidos pela gestão municipal -, reafirmando o compromisso de ir ao encontro das reais necessidades da população. “São investimentos que farão com que Arapongas viva um novo momento em saúde pública, priorizando os pacientes e todos os profissionais da saúde”, diz.

NOVOS VEÍCULOS

O pacote de investimentos inclui a aquisição de seis novos veículos para a Secretaria de Saúde, que darão auxílio no transporte de pacientes, distribuição de vacinas e outros serviços necessários. Dos seis veículos, quatro serão utilizados pela Central de Transporte Sanitário, ampliando a frota atual, substituindo os veículos antigos. O investimento será de R$ 533.340,00. A previsão de entrega é para o mês de maio. Também otimizando o transporte de pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde efetivou a aquisição de seis novas ambulâncias e três vans, num investimento de R$2.049.600,00, com previsão de entrega para junho.

“Apenas em 2023, mais de 22 mil atendimentos foram realizados por este setor. Uma das vans já foi entregue e o município aguarda a entrega das outras pelas empresas vencedoras da licitação”, afirma Paludetto Jr. Mais dois ônibus foram adquiridos pelo município, que irão substituir outros veículos com mais de 10 anos de uso. Ainda conforme a Saúde, os principais locais de transporte dos pacientes por ônibus são Londrina e Curitiba. Além dos ônibus próprios, o município por meio do Consórcio de Saúde (CISVIR), possui convênio com a Viação Garcia, que também realiza o transporte destes pacientes quando necessário. A previsão de entrega é para agosto – com investimento de R$ 1.150.000,00.

UNIDADE ODONTOLÓGICA MÓVEL

Fortalecimento na atenção em saúde bucal também integra o volume de investimentos. Para o segundo semestre de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde fará a aquisição de uma Unidade Odontológica Móvel - aprovada pelo governo federal.  A Unidade vai possibilitar o desenvolvimento de diversas ações, incluindo atendimentos clínicos pela equipe de saúde bucal em áreas de comunidades distantes, entre elas escolas, empresas e eventos de saúde. O investimento é de R$ 513.625,00.

REFORMA DE UBS’s E CISAM

Com a aprovação do governo estadual e garantia de recursos, estão previstas reformas de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). São elas: Araponguinha, Araucária, Bandeirantes, Centauro Tropical e San Raphael. Além de reformas e readequações no Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam).  “O planejamento para a execução das obras já está sendo feito pela Secretaria de Obras do município para que o Governo Estadual possa autorizar o processo licitatório”, afirma o secretário da Saúde. A previsão é de que a licitação aconteça no segundo semestre de 2024. Com investimentos de R$ 1.750.000,00.

NOVAS UBS’s

Ampliando o acesso à Atenção Básica em Saúde, Arapongas já garantiu a construção de quatro novas UBS’s. Duas delas substituirão Unidades antigas próprias, como a do Alto da Boa Vista e Guadalupe, outra substituirá uma unidade que atualmente funciona em imóvel alugado – na região do Campinho. E a quarta será construída no Residencial Bem Viver Arapongas. Segundo a Secretaria de Saúde, a licitação está prevista ainda para este primeiro semestre de 2024, com investimento que chega em R$ 6.800.000,00.

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Ao longo dos últimos sete anos, a Secretaria de Saúde tem investido na aquisição de novos equipamentos, permitindo que os profissionais ofereçam serviços de qualidade para toda a população. Nesse sentido, em 2024 novos processos licitatórios foram realizados e outros já estão previstos. Entre as áreas de destaque estão: Atenção Primária, Saúde Bucal, Fisioterapia, Farmácia e Urgência e Emergência. O investimento é na ordem de R$ 3.536.000,00.

CAPS INFANTIL

Destaque também para a reta final da construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-i) Infantil, na região do Jardim Lorena. Além da estrutura física, o espaço receberá novos equipamentos. O investimento total será de R$ 3.640.000,00. A entrega já tem data definida: 01 de junho. “Este estabelecimento será referência em nosso município para todas as crianças e adolescentes que necessitam de suporte psicossocial. Atualmente estes atendimentos são realizados no CAPS localizado na Rua Tucanos, que também atende o público adulto”, concluiu Paludetto Jr.

Pacote prevê melhorias no Cisam.