Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Arapongas não registra casos confirmados de dengue

SAÚDE | Em 15/10/2021 às 10h43, atualizado em 15/10/2021 às 10h46 Por Assessoria de Imprensa

Arapongas não registra casos confirmados de dengue

Segundo o Controle de Endemias, o município de Arapongas completa 11 semanas consecutivas sem o registro de casos confirmados de dengue. O último informe epidemiológico; de 03 a 09 de outubro, aponta 42 notificações; 29 casos em investigação e 13 casos negativos. Na semana anterior (de 26/09 a 02/10), foram registradas 34 notificações; 22 casos em investigação e 12 casos negativos. O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, reforça para os cuidados que devem ser mantidos no combate ao aedes egypti, especialmente neste período chuvoso. “ É importante estarmos atentos. Os cuidados são os básicos, como eliminar todos os depósitos que estão com água parada, não guardar água da chuva mais que cinco dias, verificar calhas se não estão entupidas, e após a chuva olhar o quintal se não tem água parada”, reforça. O mosquito se prolifera rapidamente, por isso, a atenção e cuidado são as principais armas no combate. As equipes de agentes de combate a endemias (ACE’s) permanecem em plena atividade, com serviços de bloqueios, fiscalização, orientações, entre outros.

No Paraná

O boletim semanal da dengue publicado nesta semana, pela Secretaria de Estado da Saúde registra 249 casos confirmados. São 30 casos a mais que o informe anterior. Os dados são do 8º Informe Epidemiológico da dengue, do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022.

Os novos casos confirmados foram registrados em Foz do Iguaçu, Paranavaí, Londrina, Maringá, Nova Aurora, Marechal Cândido Rondon, Ribeirão Claro, Sertaneja, Rolândia, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso, Ubiratã, Engenheiro Beltrão e Paranaguá.

Há ainda, 1.585 casos em investigação e 230 municípios registraram notificações de dengue, que passaram de 4.797 para 5.468. O Estado não registrou nenhum óbito neste período.

Foram confirmados ainda os primeiros casos de Febre Chikungunya no Paraná. São pacientes residentes em Rondon, todos com vínculo familiar, sem relato de viagens e com início dos sintomas em agosto de 2021. A vigilância ambiental, epidemiológica e assistência à saúde acompanharam a família e até o momento são casos isolados.

A Febre chikungunya é uma doença viral transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. É importante que todo paciente que apresente febre de início súbito maior que 38,5ºC e intensa dores articulares, acompanhada ou não de dor de cabeça, manchas vermelhas na pele, fadiga e dor nas costas com duração média de 7 dias, procure a Unidade de Saúde mais próxima.

FONTE: SESA