Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

de Saúde

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Vigilância Sanitária reforça fiscalização nos mercados e descumprimento acarretará em multa

SAÚDE | Em 07/07/2020 às 15h36, atualizado em 07/07/2020 às 15h37 Por Assessoria de Imprensa

Fiscalização será intensificada nos mercados e supermercados

Mantendo o foco no combate à disseminação do coronavírus (Covid-19) em Arapongas, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, vai intensificar a fiscalização nos mercados e supermercados. As ações estão previstas para o decorrer desta semana. De acordo com coordenador do departamento, Ernesto Simões de Melo, alguns desses estabelecimentos não têm cumprido as medidas de saúde recomendadas nos decretos municipais para os atendimentos ao público. “Temos recebido denúncias de que alguns mercados não vêm colocando em prática a disponibilização de álcool em gel (70%) nas entradas ou guichês, medição de temperatura corporal, controle para evitar aglomeração de pessoas, além do fluxo de membros da mesma família em um mesmo estabelecimento. Situações que não devem ocorrer e que colocam em risco a saúde pública no município”, argumenta.

Desde o retorno gradual das atividades comerciais, com restrições, conforme estabelecido no decreto (Nº 208/20, de 10 de abril de 2020), equipes da Saúde têm realizado ações de fiscalização. Em uma primeira etapa, as vistorias nos locais com atendimento ao público foram de caráter de orientação sobre as normas contidas nos decretos. Já nesta fase, havendo o descumprimento das medidas estabelecidas, são aplicados termos de infração passíveis de processos administrativos - o que pode acarretar em multa ou interdição do estabelecimento que descumprir as recomendações.

Para o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, é fundamental que toda a população esteja ciente e atenta às questões sanitárias em meio à pandemia. “É importantíssimo que os consumidores e também os comerciantes estejam atentos e que coloquem em prática as recomendações tantas vezes já mencionadas. Queremos manter com cautela e todo o cuidado as atividades do comércio no município, porém, todos devem fazer o dever de casa. Não podemos minimizar a pandemia. O vírus tem circulado e acometido muitas pessoas. Por isso, contamos com a colaboração de todos”, diz.

Campanha – A Prefeitura Municipal tem divulgado ao longo das últimas semanas panfletos com um recado simples e direto: “Se fechar de novo, a culpa é sua!” – que chama a atenção para que todos atendam as recomendações de saúde. No último dia 25, o prefeito Sérgio Onofre e o secretário Paludetto Júnior estiveram reunidos com um grupo de supermercadistas enfatizando as medidas que o município está adotando para endurecer a luta contra o coronavírus (Covid-19). Onofre reafirma que o município não quer voltar a fechar indústrias e comércio, contudo, todas as medidas devem ser colocadas em prática. “É necessário que todos cumpram com as determinações”, reafirma o prefeito.

Para denúncias sobre os estabelecimentos que descumprirem os decretos municipais ( nº 170/20, 173/20 e Nº 190/20), a população deve ligar através dos telefones 153, 3902-1010, 0800-645-9060 ou 9 9180-0073. Dúvidas sobre o coronavírus: 3902-1238/ 3902-1303/ 3902-1098 – atendimentos das 7h às 19h (de segunda a sexta-feira). Aos sábados e domingos, ligue 9 9180- 3805 ou 9 9170- 7097.