Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Vacinação por drive thru atende cerca de 3 mil idosos acima dos 60 anos

SAÚDE | Em 03/04/2020 às 17h01, atualizado em 03/04/2020 às 17h04 Por Assessoria de Imprensa

Vacinação por drive thru atende 3 mil idosos acima dos 60. Foto: Maurílio Cheli

A Secretaria Municipal de Saúde, atendeu cerca de 3.030 idosos acima dos 60 anos durante a vacinação contra a gripe, por sistema de drive thu - em que não é necessário sair do veículo para receber as doses. A ação ocorreu nesta sexta-feira (03). Centralizadas na Rua Marabu com Rua Garças, na esquina do Paço Municipal, mais de 20 profissionais da saúde, entre enfermeiros; técnicos e auxiliares de enfermagem realizaram os atendimentos. Demais servidores municipais, entre eles, a Guarda Municipal e de outras secretarias também prestaram auxílio durante toda a ação.

Devido ao grande volume de pessoas desde às 9h, a Secretaria de Saúde havia informado que as doses seriam aplicadas até às 12h, porém, após o cálculo feito pela equipa da GM das pessoas que estavam na fila, foi mantido o horário de atendimento divulgado anteriormente – das 9h às 16h, atendendo assim toda a demanda do dia.

“Conseguimos zerar a fila de veículos que estavam na fila, atendendo à demanda. Contudo, informamos que os idosos acima de 60 anos que não participaram do esquema de vacinação em drive thru serão vacinados nas próximas semanas, com novas estratégias para atendimento”, frisa o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr.

Nas próximas semanas, a Secretaria de Saúde dará continuidade à vacinação contra a gripe ao restante dos idosos acima de 60 anos, bem como para os profissionais da saúde. As estratégias e datas serão divulgadas previamente.

A Campanha de Nacional de Vacinação para os idosos e profissionais da área encerra no dia 15 de abril.

Idosos acima de 70 anos -  Para esse grupo, a Secretaria de Saúde adotou a vacinação domiciliar, que iniciou no último dia 30 de março e segue ao longo dos próximos dias.
Idosos acima de 80 anos -  A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação foi destinada aos idosos acima de 80 anos. As doses domiciliares alcançaram mais de 95% desse público alvo (2.078 pessoas). Ainda conforme o setor, 1.188 profissionais da saúde também já foram vacinados.

Demais grupos prioritários - Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os demais grupos prioritários serão vacinados de acordo com o seguinte cronograma:
- Início em 16/04: Professores das escolas públicas e privadas; profissionais das Forças de Segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
- Início em 09/05: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Vacinação por drive thru atende 3 mil idosos acima dos 60. Foto: Maurílio Cheli