Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Prefeitura adquire 10 refrigeradores científicos para armazenamento de vacinas

SAÚDE | Em 27/01/2023 às 13h23, atualizado em 27/01/2023 às 13h25 Por Assessoria de Imprensa

A prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu recentemente 10 refrigeradores científicos para o armazenamento das vacinas nas Unidades de Saúde. Os novos aparelhos substituem as geladeiras convencionais que eram utilizadas para o serviço.  Diferente das geladeiras convencionais, os novos refrigeradores têm maior capacidade de armazenamento, possuindo sistema de alarme com monitoramento na falta de energia, sistema de alarme remoto com discadora, memória interna com exportação de dados, sistema de compressores com rápida recuperação térmica, difusor de ar, porta de vidro de alta resistência, isolamento térmica de alta densidade, gabinete interno em aço inox, gabinete externo em aço tratado. O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, afirma sobre a importância de toda a tecnologia apresentada nos refrigeradores científicos. “Estes refrigeradores representam mais segurança para os nossos profissionais, maior possibilidade de estoque e armazenamento das vacinas, além de maior qualidade nos serviços prestados à nossa população”, falou.

AQUISIÇÃO - A compra foi por meio da licitação no segundo semestre de 2022, com investimento de R$108.700,00. “ Sendo que estes recursos foram conquistados pelo prefeito Sérgio Onofre, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Luciano Ducci, com o apoio do vereador Márcio Nicknig”, pontuou Paludetto Jr.

LOCAIS

Os refrigeradores científicos foram instalados nos seguintes pontos:

-       Pronto Atendimento 18 Horas Petrópolis

-       Pronto Atendimento 18 Horas Flamingos

-       Pronto Atendimento 18 Horas Palmares

-       Clínica do Bebê “Centro de Vacinação Infantil Mariane Vitória Rodrigues”

-       Centro de Especialidades Jaime de Lima

-       Unidade Básica de Saúde Bandeirantes

-       Unidade Básica de Saúde Centauro

-       Unidade Básica de Saúde Tropical

-       Unidade Básica de Saúde Primavera

-       Unidade Básica de Saúde CAIC

SAIBA MAIS

Para vacinar, basta ir até uma Unidade de Saúde que possua sala de vacinação com os documentos pessoais. O ideal é que cada dose seja administrada na idade recomendada. Entretanto, se perdeu o prazo para alguma dose é importante voltar à unidade de saúde para atualizar as vacinas. A maioria das vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação é destinada às crianças.

A Secretaria Municipal de Saúde também destaca que nos últimos anos, todas as vacinas realizadas no SUS do município são registradas no prontuário eletrônico do paciente, melhorando ainda mais o controle das doses e a segurança do paciente quando por exemplo houver a perda da carteirinha de vacinação.

Para saber mais sobre o calendário vacinal do SUS, acesse: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Vacinas