Notícias da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas

Secretaria Municipal
de Saúde

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Notícias da Saúde

Mais de 120 alunos já passaram por atendimentos oftalmológicos nas Escolas Municipais

SAÚDE | Em 26/05/2022 às 10h42, atualizado em 26/05/2022 às 10h45 Por Assessoria de Imprensa

Alunos dos 5º anos recebem atendimentos oftalmológicos completos

A Prefeitura Municipal de Arapongas, por meio da Secretaria de Saúde, tem dado continuidade nas ações que promovem a saúde visual dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Através de atendimentos oftalmológicos, até agora, mais de 120 alunos dos 5º anos já foram consultados. Ontem, 25, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, acompanhou parte dos atendimentos, na Escola Alzira Horvatich. “ É um projeto espetacular. Que contribui com a saúde e aprendizagem das crianças”, frisou. O ato contou também com a presença da secretária interina de Educação, Vandrea Cestari.

Conforme explica o secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, desse total, cerca de 55% dos alunos foram encaminhados para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) – sede de Arapongas, para exames mais conclusivos. “O oftalmologista vai na Escola, onde os alunos passam por dois tipos de exames. Caso o aluno apresente algum problema já é encaminhado para o Cisvir. Os pais já recebem uma cartinha do agendamento. Lá no Cisvir, o aluno passa por outros exames, onde já é definido se necessita ou não do uso de óculos, grau específico e entre outros detalhes. Após alguns dias, os pais ou responsáveis podem fazer a retirada dos óculos do aluno. É um atendimento completo”, diz. Ainda segundo Paludetto, o aluno que necessita já recebe os óculos no mesmo mês das consultas. Até agora, a equipe composta pelo especialista Dr. Renan Barbieri e gerente administrativo da Saúde, Alan Mazieiro, já passou pelas Escolas: Duque de Caxias, na região do Campinho, Prof. José de Carvalho, no Conjunto Tropical, Joarib Grillo, do Jardim Primavera, Alzira Horvatich, do Cj. Flamingos, Professora Diomar de Oliveira Pegorer, da Vila Simoni e Professora Nereide Souza Camargo, do Conjunto Centauro. A previsão é de que até o fim do ano, a os atendimentos alcancem mais de 1.500 dos 5º anos.

O projeto que leva atendimentos oftalmológicos nas escolas para estudantes dos 5º anos, tem a parceira da Secretaria Municipal de Educação, sendo também uma indicação dos vereadores Márcio Nickenig e Levi Xavier. Já os estudantes das demais séries são monitorados pela Secretaria de Educação, e havendo a necessidade, são encaminhados para a Secretaria de Saúde para os atendimentos oftalmológicos.

PRÓXIMO CRONOGRAMA:

01/06 (QUARTA-FEIRA) – PELA MANHÃ:

Escola Municipal Doutora Maria Hercília Horácio Stawinski - Conjunto Pe. Bernardo Merckel

Escola Municipal Dr. Antônio Grassano Junior – Cj. Alto da Boa Vista.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS





Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/saude/10648_noticia_mais-de-120-alunos-ja-passaram-por-atendimentos-oftalmologicos-nas-escolas-municipais