Centro Municipal de Educação Infantil Esther Otero de Mello


PROJETOS


Projeto: Vivenciando a Páscoa;
Vem a contribuir para que as crianças possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da Páscoa.


Projeto: Conhecendo a Cultura Indígena;
O projeto será desenvolvido no CMEI Esther Otero de Mello, propiciando à criança a valorização da pluralidade cultural brasileira, bem como os aspectos sócio cultural de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer tipo de discriminação de diferentes culturas, crenças, etnias ou outras características individuais e sociais. O “Dia do Índio” é um resgate a nossa história e nossas raízes.


Projeto: Amor Materno;
Explorar a comemoração referente ao “Dia Internacional da Mulher” em busca de conhecimentos e valorização da figura feminina na sociedade.


Projeto: Saúde e Alimentação saudável na Educação Infantil
Sensibilizar e conscientizar os conceitos de alimentação saudável e higiene.


Projeto: Trabalhando a Cultura Rural (Festa Junina)
Incentivar o gosto pela Cultura Rural, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação do seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras e apresentações características deste festejo que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.


Projeto: Amor Paterno;
Explorar a comemoração referente ao “Dia dos Pais” em busca de conhecimentos e valorização da figura masculina na sociedade.


Projeto: Civismo na Educação Infantil;
Resgatar os hábitos cívicos é necessário à inserção das datas comemorativas contribuindo para as disciplinas de boas maneiras dentro do ambiente escolar. Permitir aos alunos conhecerem através da prática o Hino Nacional, dia do aniversário da cidade, dia da proclamação da República e a história do País levando-os a construir o civismo e a cidadania.


Projeto: Consciência no Trânsito;
Conscientizar as crianças sobre a importância de conhecer e respeitar as regras do trânsito.


Projeto: Cuidar e transformar o Meio Ambiente;
Despertar na criança a consciência de preservar e cuidar do meio ambiente em parceria com a família e comunidade.


Projeto: É hora de brincar;
As brincadeiras tradicionais infantis são fontes enriquecedoras enquanto resgate da cultura e prática do lúdico na constituição de grupos. A brincadeira tradicional infantil, uma das representações folclóricas, baseadas na mentalidade popular, se expressa, sobretudo pela oralidade, é considerada como parte da cultura popular. Neste sentido, a brincadeira tradicional é uma forma de preservar a produção cultural de um povo num certo período histórico. E é esta representação cultural importante para que os alunos possam interagir e vivenciar de maneira prazerosa esta vivência. “ Resgatar a história de jogos tradicionais infantis, como expressão da história e da cultura, pode nos mostrar estilos de vida, maneiras de pensar, sentir e falar e, sobretudo, maneiras de brincar e interagir. Configurando-se em presença viva de um passado no presente.

Projeto: Festa Natalina;
Propiciar a interação CMEI Esther Otero de Mello e família marcando o encerramento do ano letivo.