Centro Municipal de Educação Infantil Ana Paucic


PROJETOS


PROJETOS DESENVOLVIDOS NO CMEI:

- PROJETO LAÇOS DE AMIZADE: Tem por objetivo oferecer às crianças oportunidades de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de brincadeiras, espaços e relacionamento com amigos de faixa etária diferente valorizando a cultura escrita. E também propiciar a socialização, enriquecer o vocabulário e gosto pela escrita.

- VALORIZAÇÃO DA FIGURA FEMININA: Tem como objetivo explorar a comemoração referente ao “Dia das Mães” em busca de conhecimentos e valorização da figura materna na sociedade, conscientizar às crianças sobre a importância da figura humana, desenvolver a coordenação motora ampla, explorar a imaginação e a criatividade, trabalhar a ludicidade e afetividade.

- PROJETO HORTA: Tem como objetivo sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada cidadão do planeta, despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação, oportunizar ao aluno aprender a cultivar e depois saborear o alimento, ressaltar a importância de comer alimentos saudáveis e nutritivo, criar no CMEI uma área verde produtiva que gere o instinto de responsabilidade por ela dentro dos alunos.

- PROJETO OLIMPÍADAS RIO 2016: Tem por objetivo estimular a prática cotidiana de atividades físicas, compreendendo regras, aguçando o espírito competitivo, promovendo a valorização de diversidades culturais e dentro disso enfatizando o respeito ao próximo, integrando escolar a socialmente todos os envolvidos, através do evento Olimpíadas 2016 que acontecerá em nosso país. Também aprender sobre a história da cidade do Rio de Janeiro, que será sede das Olimpíadas de 2016, conhecer a história das Olimpíadas, modalidades esportivas, perceber no esporte a oportunidade de melhora na qualidade de vida, promover e incentivar o trabalho em equipe.

Objetivos Gerais:
- Desenvolver nos alunos uma imagem positiva de si mesmo, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente o próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a sua saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo a autoestima e ampliando gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social;
- Conhecer, interagir e valorizar as diversas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse e respeito.

Objetivos Específicos:
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), oportunizando ao aluno compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva;
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Estabelecer e ampliar as relações sociais, aprendendo, a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.

DEFINIÇÃO DAS METAS A SEREM ATINGIDAS E DAS AÇÕES A SEREM DESENCADEADAS

Ação 1 — Articular a função social da escola às demandas da comunidade

— Objetivo: Proporcionar à comunidade reconhecer a escola como instituição voltada não apenas para a transmissão do saber, mas como importante espaço de convivência humana onde todos são aprendizes, ampliando a noção de democracia como processo no cotidiano da gestão escolar. Ampliar o nível de participação dos vários segmentos da escola refletindo sobre o contexto social da escola, ressaltando que este está inserido num contexto social mais amplo que deve ser considerado na construção do PPP da escola sempre valorizando o pluralismo de ideias.

DOS CRITÉRIOS PARA ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DA EXECUÇÃO DO TRABALHO REALIZADO E DOS DIFERENTES ATORES DO PROCESSO EDUCACIONAL

Em relação aos alunos
- Reuniões de pais;
- Diários de classe;
- Comunicação com os pais através de atendimento individual, quando necessário;

Em relação ao Corpo Docente:
- Reuniões de Conselhos de Escola, da APMF e outras.
- Sistema de registro diário de freqüência;
- Reuniões pedagógicas e administrativas
- Livros de atas, comunicados, memorandos.
- Comunicados oficiais oriundos de órgãos superiores e através de registros oficiais.
- Análise do desenvolvimento do Plano de Ensino,
- Participação e envolvimento nas atividades escolares,
- Resultados da avaliação institucional;

Em relação aos funcionários:
- O acompanhamento e controle são feitos através do contato diário com a Direção, reuniões, comunicados e registros oficiais.
- A avaliação acontece através do desempenho pessoal no cumprimento de suas funções e serviços distribuídos.