Escola Municipal Professora Nereide Souza Camargo - Ensino Fundamental


PLANO DE AÇÃO


Leitura! compartilhe e curta essa ideia(2015)

APRESENTAÇÃO

Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Então, não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própria escola quanto para a comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação à leitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.
São inúmeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto na aquisição quanto no gosto pela leitura. Então, quanto educadores nós precisamos de ações que disponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desse aluno. O trabalho para minimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para os educadores e de conquista para os alunos.
Embora enfatizemos a conscientização de nossos professores de que a leitura está num plano de máxima relevância, enfaticamente nas séries iniciais. O que estamos detectando é que o ensino fundamental em seu ciclo inicial está produzindo alunos copistas e com anos de distorção e defasagem em relação à série-idade, mesmo que com projetos e compensações destinadas a atender e suprir esses atrasos.
Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e para eles aflorando e ampliando suas mentes para o gosto pela leitura. Sendo assim o Projeto Leitura! Compartilhe essa ideia, faz-se necessário para que o professor prepare o ambiente para o aluno, conquistando esse processo aos poucos, e não só proporcionando espaços de leitura na sala e na escola, mas também permitindo o contato direto com o livro através da biblioteca itinerante, a qual irá até o aluno. E, se professor de dispuser a fazer seu papel sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão desenvolvidos e os momentos da execução das atividades para prévia organização dos professores e alunos. Serão convidados pais que apresentem alguma habilidade em declamação, música, dança, teatro, contação de histórias, paródias entre outras para que apresentem aos alunos e demais pais.

JUSTIFICATIVA

Considerando a realidade sócia cultural dos alunos com relação ao processo ensino-aprendizagem, observamos que é de fundamental importância repensar na educação do futuro como formação do conhecimento e não somente como informação compartimentada no preparo do cidadão. Evidenciando essa realidade, consideramos de suma importância elaborar este projeto, com a finalidade de formarmos sujeitos do conhecimento despertando nos alunos o prazer pela leitura, podendo dessa maneira proporcionar a possibilidade de acesso a essa gama de conhecimentos efetivada nos livros disponíveis através da biblioteca itinerante, a qual estará atendendo todos os anos. Para incentivar o desenvolvimento do “habito da leitura” e da escrita, na comunidade escolar, serão desenvolvidas durante o ano letivo, atividades envolvendo docentes, funcionários e educando na interatividade com o livro, despertando e estimulando o gosto pela leitura.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao habito de leitura. Proporcionando momentos extrovertidos e agradáveis de leitura, provocando o gosto pela diversidade textual.
Promover na comunidade escolar, o envolvimento de educadores, educandos e funcionários para a construção e desenvolvimento de ações que proporcionem o resgate da leitura pelo prazer de ler; Proporcionar a interatividade dos alunos, professores e funcionários com as literaturas infantis, infanto-juvenis, juvenis e clássicas, despertando o gosto e o prazer pela leitura; intensificar na escola interesse pela leitura tornando uma prática prazerosa e constante nas atividades cotidianas.
Sensibilizar os alunos através do contato com a leitura de obras diversas, motivando-os para a descoberta da importância da leitura como fonte de ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Incentivar o desenvolvimento dos processos da comunicação, da criatividade e da imaginação através do debate sobre o lido, da contação de história e da produção literária.
Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas.
Desenvolver estratégias de leitura/produção de textos coerentes.
Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas em todas as áreas do conhecimento.
Sensibilizar, difundir e favorecer a leitura nos espaços pedagógicos e comunitários, permitindo que a linguagem seja um fator interativo, ampliando o repertório dos que lê e constrói a sua própria história cidadã.
Estimular o gosto pela leitura vivenciando emoções, fantasias e imaginação, compreendendo que escreve-se para que alguém leia.
Desenvolver a capacidade das habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.
Propor situações de praticas leitoras com os diferentes tipos e gêneros textuais;
Aproximar os alunos do universo escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios para selecionar o que vão ler.
Fazer com que construam hábitos de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica.
Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com início, meio e fim.
Proporcionar um ambiente integrador e estimulador em que a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade.
Aplicar atividades para casa, de modo que os pais tenham como auxiliar as crianças no desenvolvimento de suas atividades.


METODOLOGIA

Leitura de textos literários feita pela professora.
Biblioteca itinerante.
Dispor livros para os alunos que escolham o que mais lhe chamar atenção.
Leitura de livro infantil em família (Leitura com os pais em casa).
Leitura de diversos tipos de textos e gênero literário para que os alunos identifique os diferentes usos da leitura e da escrita no dia a dia. (receitas, embalagens, jornais, revistas, cartazes, convites, etiquetas, listas, anúncios, instruções de jogos, textos expositivos, textos literários, calendários, regras da escola, fábulas, poesias, etc)
Utilizar diferentes tipos de textos de gêneros textuais nas atividades.
Produção textual individual e coletivo.
Analise e correção da própria escrita.
Escrita do que se lê em voz alta por alunos e professores.
Exposição dos trabalhos em murais e varais fora e dentro da sala de aula.
Atividade de linguagem escrita: montagem de palavras com letras móveis, ou ditado, ou escrito de lista de palavras em duplas.
Roda de história: leitura e comentário de livro infantil.
Cartazes de campanhas de interesse público (dengue, drogas, reciclagem)
Realização de entrevistas com avós, pessoas da comunidade.
Simulação de entrevista de emprego e outros.
Permitir a troca dos livros entre os alunos.
Procurar o significado de palavras desconhecidas no dicionário.
Dar acesso ao aluno as diferentes leituras da internet através de jogos e sites educativos.
Confecção de mural usando recortes, colagem desenhos e pintura sobre a estória lida.
Visita a Biblioteca Municipal para conhecer as obras existentes.
Teatro de Fantoche.
Leitura feita pelos alunos do 4º e 5º Anos para os alunos das demais turmas (1º , 2º, 3º Anos)
Hora do Conto.
Texto enigmático.
Avental de Histórias (dedoche)

RECURSOS

Livros literários cola, tinta, papel, tesoura, carrinho de compra, lápis, borracha, massa de modelar, fantoches, dedoche, caixas, cartolina, dicionário, computador.

CRONOGRAMA

O Projeto acontecerá durante o ano letivo de 2015 com os alunos do 1º ao 5º Ano.

AVALIAÇÃO

Considerar a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.