Escola Municipal Doutora Maria Hercília Horácio Stawinski

HISTÓRIA

A Escola Municipal Doutora Maria Hercília Horácio Stawinski, iniciou suas atividades no dia 29 (vinte e nove) de novembro de 1995 (um mil, novecentos e noventa e cinco).
Sua construção foi realizada na busca de suprir as necessidades da comunidade, a qual se encontrava inserida, onde os alunos eram atendidos em salas de madeira, pois a mesma era uma extensão do Colégio Estadual Ivanilde de Noronha, que com a estruturação de 2 (dois) conjuntos na proximidade os alunos necessitavam deslocar-se de ônibus a outras escolas existentes na cidade.
As atividades da mesma iniciaram-se com o Ensino Fundamental, abrangendo de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e também a Educação de Jovens e Adultos que, de forma proeminente, abrangia a comunidade escolar favorecendo seu desenvolvimento intelectual para uma boa convivência social.
No ano de 1999 (um mil, novecentos e noventa e nove) passou a ser ofertado pelo estabelecimento a Educação Infantil, que favorecia o aprendizado pré-escolar a crianças de 5 a 6 anos, sendo que com a referida oferta a nomenclatura do estabelecimento passa a ser Escola Municipal Doutora Maria Hercília Horácio Stawinski — Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Desenvolve, juntamente com os Conteúdos propostos, alguns projetos intencionalmente aplicados com intuito de ampliar diversos conhecimentos pré-adquiridos pelos alunos e assim dando aos mesmos, oportunidade para aprimorar a atividade pedagógica vivenciada. Projetos esses relacionados com as orientações da Secretaria Municipal de Ensino.
Maria Hercília Horácio Stawinski, foi juíza e professora da antiga faculdade de Arapongas e faleceu de câncer, sendo então seu nome homenageado nesta Escola.