Escola Municipal Julio Savieto

PLANO DE AÇÃO

Tema:
- Reciclagem de resíduos sólidos dentro da escola ou Educação Ambiental no contexto escolar

Objetivo:
- Conscientizar alunos e funcionários da escola sobre a importância da reciclagem.
- Difundir temáticas de Educação Ambiental na escola utilizando Palestras e oficinas de reciclagem.

Justificativa:
A qualidade de vida está diretamente ligada às relações homem/natureza portanto, a mudança de “ velhos” hábitos permite o individuo desenvolver e sensibilizar de forma individual e coletiva ações que podem ajudar a solucionar os problemas ambientais. Cabe
A escola dar o primeiro passo por meio de sensibilização instruindo o aluno.

Período: durante o ano
Público alvo: alunos , professores e comunidade .
Recursos: livros, dvds, mídias, palestras, passeios e exposição.
Responsável: Professores e Equipe Pedagógica.
Resultados esperados: Viabilizar a sensibilização e a mudança de comportamento por parte dos alunos.

Tema:
- Uso de computadores em sala de aula.

Objetivo:
Criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais na escola e ampliar o processo de inclusão digital.

Justificativa:
A escola, como membro integrante e de grande importância para a sociedade, tem que procurar cumprir sua função para a formação de indivíduos que possam exercer plenamente sua cidadania, participando dos processos de transformação da realidade que vivemos. O computador armazena grande quantidade de dados com facilidade na sua manipulação e transporte. Cabe a escola usar o computador desenvolvendo práticas pedagógicas. Neste contexto, destaca-se a figura do professor que deve ter um olhar crítico e buscar essas novas teorias e praticas pedagógicas.

Período: 2º semestre
Público alvo: professores e alunos
Recursos: notebook (computador)
Responsável: Equipe Pedagógica e Professores

Resultados esperados:
*Melhoria do ensino
*Visão de globalização
*Motivação para quebrar resistência às novas tecnologias
*Troca de experiência, acesso a informação.

Tema:
- Redução do consumo de água dentro da escola e em suas casas.

*Reduzir o consumo de água de maneira consciente
*Conscientizar e rede escolar para a importância da água
*Desenvolver ações de economia de água na residência

Justificativa:
Propiciar aos alunos, através do tema escolhido, uma reflexão importante para ser debatida em sala de aula, levando o aluno a perceber e a pensar seu papel como um possível agente social transformador. Ele não só identificará os problemas a sua volta mas também terá a possibilidade de agir em favor de uma de uma sociedade mais consciente.Só assim um mundo melhor nascerá também a partir do uso racional da água.

Período: Durante o ano letivo.
*Melhoria do ensino
*Visão de globalização
*Motivação para quebrar resistência às novas tecnologias
*Troca de experiência, acesso a informação

Tema (ação/meta):
- Redução do consumo de água dentro da escola e em suas casas.

*Reduzir o consumo de água de maneira consciente
*Conscientizar e rede escolar para a importância da água