Escola Municipal José Bernardo dos Santos - Ensino Fundamental e Educação Infantil


PLANO DE AÇÃO


PLANO DE AÇÃO- I (período matutino)

1. Identificação da Escola:

Escola Municipal “José Bernardo dos Santos”

2. Tema:

Tabuada em Destaque

3. Objetivo:

- Levar o aluno perceber que a matemática faz parte de seu cotidiano, sendo ela de grande importância em inúmeras atividades diárias;
- Desenvolver o conhecimento cognitivo dos nossos alunos de forma eficaz;
- Proporcionar situações onde os alunos desenvolvam atenção, percepção, memorização, raciocínio e concentração;
- Despertar o gosto pela matemática.

4. Justificativa:

Levando em consideração as dificuldades apresentadas durante as sondagens diagnósticas e nas resoluções de situações-problema diárias, buscamos em conjunto propor ações que desafiassem os alunos. A partir desta constatação, as professoras iniciaram um trabalho constante em sala de aula com relação ao estudo da tabuada, sempre com a orientação da supervisão escolar.

5. Período:

De Março a Novembro de 2015

6. Público Alvo:

3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental

7. Recursos Humanos:
Professores
Alunos
Supervisores
Diretora

- Recursos Materiais:
Folha de sulfite;
Quadro e giz
Câmera digital
Internet

8. Responsável:

Supervisora: Viviane Cristina de Lima Vital

9. Resultados Esperados:

Despertar no aluno, interesse, curiosidade, prazer e raciocínio rápido ao realizar as atividades com a tabuada.


PLANO DE AÇÃO II ( período vespertino)

1. Identificação da Escola:

Escola Municipal “José Bernardo dos Santos”

2. Tema:

Viajando através da leitura

3. Objetivo:

- Despertar nos alunos o prazer de ler.
- Promover o desenvolvimento do vocabulário.
- Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola.
- Possibilitar a vivência de emoções, fantasia e imaginação através de contação de história e dramatização.

4. Justificativa:

Percebe- se que nos dias atuais com o uso de computadores, celulares, televisão e outros recursos tecnológicos, os alunos vem se afastando do ato de ler. Por esse motivo faz- se necessário que a escola resgate esse valor da leitura, como ato de prazer e de promoção de cidadania. O aluno deve perceber que a leitura é um instrumento chave para alcançar as competências necessária uma vida de qualidade. Daí a certeza de que este projeto contará como apoio de todos os professores com o suporte da Equipe Pedagógica.

5. Período:

De março a Novembro de 2015

6. Público Alvo:

Pré, 1º, 2º, Classe especial do Ensino Fundamental

7. Recursos Humanos:

Professores
Alunos
Supervisão
Diretora
Pais

8. Recursos Materiais:

Textos diversos
Livros
Revistas,
Jornais
Papel sulfite
Máquina fotográfica

9. Responsável:

Supervisora: Sandra Nóbrega da Silva

10. Resultados Esperados:

Espera-se que haja uma melhoria no desempenho do aluno na leitura, escrita e interpretação em todas as disciplinas.