Escola Municipal Professora Diomar de Oliveira Pegorer

HISTÓRIA

No início da década de noventa (90), houve um grande desenvolvimento urbano na região da Vila Simoni e suas proximidades, surgindo assim a necessidade de construir uma escola para entender a clientela.
A Escola Municipal “Professora Diomar de Oliveira Pegorer”. Educação Infantil e Ensino Fundamental situada à Rua Canindé nº 84. Vila Simoni — CEP. 86707 — 590, Arapongas — Paraná, foi construída e autorizada a funcionar pela Resolução nº 4.095/92 de 03/12/1992 pelo Prefeito Dr. Antonio Grassano Junior.
A referida Escola recebeu este nome em homenagem à Professora Diomar de Oliveira Pegorer, cujo os pais José Cândido de Oliveira e Francisca Rita de Oliveira, chegaram no Distrito de Arapongas em março de 1936, sendo um dos pioneiros desta cidade e instalaram-se na Avenida Arapongas.
Da união do casal, nasceu no dia 02 de novembro de 1936, sua primeira filha que recebeu o nome de Diomar Cândida de Oliveira, sendo a 4ª criança nascida nesta cidade. Por não existir igreja, ela foi batizado pelo Padre Bernardo Merkel em sua própria casa e os padrinhos foram os avós paternos.
Quando Diomar completou 7 anos iniciou escolar. Naquela época só existia o Grupo Escolar de Arapongas, atual Colégio Estadual “Marquês de Caravelas”, onde concluiu o primário.
Em 1º de março de 1950 foi contratada para lecionar em escolas primárias no município de Rolândia até 10 de março de 1955.
Foi nomeada pelo Estado em 24/04/1955 e assumiu a regência no Grupo Escolar Ermínia Rolim Lupion no Município de Sabáudia. Em 7 de maio de 1956 foi transferida para o Grupo Escolar Ivanilde de Noronha permanecendo até se aposentar em 1982.
Em 19 de outubro de 1957 casou-se com José Pegorer e tiveram cinco filhos e todos nascidos neste município.
A referida professora lecionou de 1950 à 1969 sem habilitação em Magistério. Em 1970 iniciou o curso específico no Colégio Evangélico de Arapongas, concluindo-o em 08/12/1972.
Sempre trabalhou com garra, coragem, amor e dedicação.
Ao se aposentar dedicou-se ao lar e a família. No dia 22/08/90, faleceu de uma infecção generalizada na cidade de Porto Velho em Rondônia. Seu corpo foi transladado para o Município de Arapongas, onde foi sepultado no cemitério local.

“Uma vida inteira de dedicação por amar essa preciosa missão.
Educar!”
Atualmente a Escola Municipal Professora “Diomar de Oliveira Pegorer” Educação Infantil e Ensino Fundamental regida pela lei 11274 tem como diretora Regina Aparecida Rosa Scalparo Santo.