Escola Municipal Desembargador Clotário Portugal - Ensino Fundamental

HISTÓRIA

A Escola teve início com a gestão do Sr. Júlio Junqueira, em 1948, primeiro prefeito de Arapongas. Chamava-se, então, Escola Isolada da Vila Triângulo, tendo como prédio um salão alugado, de madeira. Durante a gestão do segundo prefeito, Sr. João Cernicchiaro, foi então construída a primeira sala de aula, de alvenaria, sendo a professora Assunta Corona Fernandes, trabalhando os três períodos, no ano de 1952. Durante o mandato do Dr. José Colombino Grassano, no período de 1964 a 1968 foi construída a segunda sala de aula, sendo esta de madeira e ainda permanecendo o nome de Escola Isolada. Na gestão, do Sr. Sadão Yokomizo, prefeito de 1968 a 1972 foram construídas três salas de alvenaria tendo como nome Casa Escolar Desembargador Clotário Portugal. Foi criada a Associação de pais e mestres da escola no dia dezessete de março de 1970, com o nome de Associação de Pais e Mestres “Valdemar Frederico”, existindo esta até os dias de hoje.
Este estabelecimento foi transformado em Grupo Escola no dia onze de dezembro de um mil, novecentos e setenta e um, pelo Decreto nº 21.895 com o nome Grupo Escolar “Desembargador Clotário Portugal” tendo como responsável pela direção a professora Maura Decker Corrêa. A partir de 1976, a escola foi autorizada a funcionar com o Decreto nº 2.380 de 11/10/1976, passando a ser denominada Escola Estadual Desembargador Clotário Portugal — Ensino de 1º Grau. Em trinta de agosto de mil novecentos e setenta e nove, a professora Vera Reis Kock, assumiu a direção deste estabelecimento. Neste período foram construídas mais duas salas de aula, completando assim um total de cinco salas. Nos anos de um mil novecentos e noventa e oito, na gestão do Sr. José Aparecido Bisca, através da Resolução Secretaria nº 1710/98 do D.O.E. a passou a ser Municipal, recebendo o nome de Escola Municipal Desembargador Clotário Portugal — Educação Infantil e Ensino Fundamental, nesta gestão a Escola foi ampliada e reformada. Durante a gestão do Sr. Luiz Roberto Pugliesi, a direção da Escola esteve a cargo da professora Marisa Aparecida da Cruz Gobbo, desde 10 de janeiro de 2005, neste período foi implantada a sala de recursos, que visa atender crianças com dificuldade de aprendizagem interna e externa. No ano de dois mil e treze na gestão do Sr. Antonio José Beffa, a direção da Escola está a cargo da professora Nelci Nonis Berczak, desde 08 de janeiro de 2013. Atualmente a escola conta com 34 funcionários, entre eles: professores, coordenadoras, auxiliares administrativos e de serviços gerais. A escola mantém uma parceria com o Lions Clube Arapongas Uirapuru. No ano de 2013 a escola estará desenvolvendo vários projetos, sendo merecedor de destaque por estar envolvendo todos os níveis de escolaridade e a comunidade.