Escola Municipal Albor Pimpão Ferreira


PROJETOS


PROJETO DE LEITURA — “LER E APRENDER”

APRESENTAÇÃO:

Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado às crianças sejam interessantes e que despertem a curiosidade deles.
As disposições favoráveis à leitura manifestam-se adesão a práticas sociais próprias do universo da cultura escrita. Inserir-se nessas práticas sociais implica comportamentos, procedimentos e destrezas típicas de quem vive no mundo da leitura, partindo desses pressupostos que a supervisão pedagógica percebendo a necessidade de “cultivar” o hábito de leitura entre os alunos apontaram como ação de intervenção do dia-a-dia o trabalho sistemático com o ato de ler.
Atitudes como gostar de ler, interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas para algumas pessoas no espaço familiar e em outras esferas de convivência em que a escrita circula. Mas, pra outros, é, sobretudo na escola que o gosto pode e deve ser incentivado. Para isso é importante que a criança, perceba a leitura como ato prazeroso e necessário tendo os adultos como modelo.
Neste projeto pretende-se resgatar o ato de ler daqueles envolvidos na construção do conhecimento escolar; professor, alunos, pais e equipe pedagógica, pois só com esse compromisso é que se chegará aos êxitos almejados.
Percebe-se que se trata de uma posição desafiadora, morosa e trabalhosa, uma vez que concorremos com meios de comunicação de alta tecnologia, atração e sedução. Lançar mão desses recursos poderá ser uma ferramenta aliada à construção do ato de ler.

OBJETIVO:

- Disponibilizar a cultura escrita de maneira atrativa construtiva para estimular o desenvolvimento do gosto e do hábito de ler;
- Apropriar do ato de ler para construção da escrita;
- Reconhecer o valor da língua falada e escrita como meio de informação e transmissão de culturas.
- Conhecer e apreciar várias histórias e textos de diversos autores nacionais e internacionais;
- Promover momentos de leitura diariamente;
- Apropriar do hábito de ler na construção da escrita em sala de aula;
- Valorizar a leitura como fonte de fruição, estética e entretenimento;

METODOLOGIA:

Aula expositiva dialogada e interativa;
Roda de leitura;
Dramatização;
Contação de histórias;
Empréstimo de livros;
Leitura oral e silenciosa pela professora e pelos alunos;
Histórias audiovisuais.
Escrita de fichas;
Produção de textos a partir da história explorada.


CRONOGRAMA:


ATIVIDADE - RESPONSÁVEL
Leitura deleite - Ensino comum/ profª regente
Intervenção na leitura - Profª Rosana
Empréstimo de livros - Biblioteca / Regina
Tetro de histórias clássicas - Ensino comum/ profª regente
História audiovisual/ escrita - Contação de história/Eloiza
História novela - Estudo monitorado/ profª regente
Leitura de jogral ( datas comemorativas) - Ensino comum/ profª regente
Momento da leitura - Professor eventual


Período: março à dezembro.

PROCEDIMENTOS

1. Leitura deleite: o texto deve ser escolhido e preparado anteriormente. Pois trata-se de uma leitura prazerosa, então deve ser divertida e de fácil entendimento pelas crianças.
2. Intervenção na Leitura: momento em que a Professora Eventual terá com os alunos que estão com dificuldades na leitura. Propondo textos simples para memorização dos sons das sílabas e textos maiores para os eu precisam adquirir fluência na leitura. Acontecerá todos os dias individualmente após o recreio, o aluno levará o texto para casa para fixação da leitura.
3. Empréstimos de Livros: Os livros deverão ser expostos para que as crianças possam escolher de acordo a sua preferência. O professor responsável deverá sugerir algumas histórias para as crianças que apresentam dúvidas e que não tem hábito de leitura.
4. Teatro das histórias clássicas: Preparada com antecedência, Encenação da história com as crianças.
5. História audiovisual: Organizar as histórias e passar na TV ou data show,após apreciação do filme realizar atividade escrita realizada pela professora responsável.
7. História novela: A partir de uma história maior divide-se capítulos que deverão ser contados com suspense todos os dias para os alunos.
9. Leitura de jogral: Ao receber os alunos todos devem se concentrar no pátio para audição de um jogral.
10. Momento da leitura: O professor da última aula no período vespertino sai da sala e procura um espaço adequado para que as crianças possam ler.

AVALIAÇÃO:
Observação do desempenho dos alunos em todo processo de leitura, inferência, interpretação e escrita.

“Nada lhe posso dar que não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” HERMANN HESSE

8. Projetos desenvolvidos com fotos ilustrativas

O teatro é um importante recurso didático pedagógico para o desenvolvimento da criança dando suporte para sua trajetória na vida social, proporcionando experiências novas que contribuí para o crescimento integral da criança sobre vários aspectos.

5º ano A entrou no mundo de Peter Pan e fizeram as crianças rirem e pensar sobre crescer, aprender, ler, ouvir e que a vida é bela em qualquer lugar!


3º ano A fez a Escola Albor entrar no mundo de Gepeto, com alegria apresentaram o musical que conta a história de Gepeto e Pinóquio as crianças riram, refletiram sobre crescer, aceitar como é, e contar a verdade para ser feliz!


5º ano B, deram vida à história da Branca de Neve de maneira muito fantástica, com alegria, dramatização e cenário, o elenco apresentou lindamente, as crianças riram, refletiram sobre a vida, o encanto, o amor, e a amizade e vibraram quando a Branca de Neve e o Príncipe viveram felizes para sempre!!!!!


3º ano B Cinderela Lição de vida: "Não adianta fazer maldade para ninguém, pois a bondade está acima de qualquer coisa e o amor sempre vence!"


*BELA E A FERA os alunos de todas as séries 1º ano ao 5º ano entraram na história e ficaram encantados com cada detalhe.
Lição para a Vida: Dentro de cada um de nós existe a BELA e a FERA depende de quem nós alimentamos dia-a-dia!


*Estudantes do 1º ano A, deram vida à história dos 3 Porquinhos de maneira fantástica, com alegria, dramatização e cenário.
O elenco apresentou lindamente, as crianças riram, refletiram sobre o bem e o mal, o encanto, o amor da mamãe porquinha, a amizade e vibraram quando a o Lobo mal queimou a calda e saiu correndo e os 3 Porquinhos ficaram livres pela floresta!!!!!


*1º ano B, deram vida à história "A Bela Adormecida" de maneira muito fantástica, com alegria, dramatização e cenário.
O elenco apresentou lindamente, as crianças riram, refletiram sobre a vida, o encanto, o amor, e a amizade e vibraram quando o Príncipe acordou a Bela Adormecida com um beijo carinhoso na testa e ela acordou viveram felizes para sempre!!!!!


*Alunos do 2º ano A encenaram o mundo fantástico do Clássico CHAPEUZINHO VERMELHO, nessa história representaram os sentimentos humanos entre o bem e o mal com a ficção. Ensinaram que laços familiares não podem ser rompidos, mesmos que as escolhas não sejam tão certas pelo caminho.


*João e Maria (apresentará dia 30 de novembro)



“Projeto Bem-te-vi” - Agrinho

Buscou-se para o embasamento teórico o 3º e 4º Ciclo do Ensino Fundamental dos Parâmetros Curriculares Nacionais e o Projeto Político Pedagógico da escola a fim de direcionar o trabalho pedagógico por meio da música tocada pelo instrumento musical, a flauta doce. Para iniciar o processo ensino-aprendizado, os alunos foram encaminhados até uma nascente nos arredores da escola, onde constataram sons oriundos da natureza, sem interferência urbana. Por meio desta observação, iniciou-se o projeto com a ambição de inserir a natureza na vida daqueles que perderam o contato com esta maravilha tão necessária às nossas vidas e valorizar a cultura de campo para os que moram na zona urbana fazendo uma ponte entre as coisas do campo que ligam com a vida da cidade. Iniciou-se imitando alguns sons percebidos na nascente por meio da flauta doce. O caso do som do Bem-te-vi ficou característico e fácil de observar e também, distinguir. Depois de inseridos neste ambiente “natural”, as crianças passaram a conhecer algumas canções tradicionais ao universo infantil e/ou regional de nossa cultura. Exemplo disto é a Nona Sinfonia de Beethoven que passou a ser executada pelos alunos. Como a escola oferta o ensino integral, as crianças do projeto, periodicamente apresentam aos demais estudantes da escola, no momento de retorno às atividades após o horário do almoço, facilitando o processo de volta à calma, além de incentivá-los, para, no futuro virem a participar deste projeto e também permite que os alunos realizem apresentações em eventos fora da escola.


GINCANA ESPORTIVA DA FAMÍLIA NA ESCOLA

Objetivo aproximar os familiares com a Equipe Escolar e estreitar relações para que todos tenham comprometimento com a comunidade escolar.