Notícias da Secretaria Municipal de Educação de Arapongas

Notícias da Educação

Arapongas forma primeiros 74 alunos na disciplina cívico-militar

EDUCAÇÃO | Em 10/12/2021 às 13h40, atualizado em 10/12/2021 às 13h42 Por Assessoria de Imprensa

Onofre comemorou com alunos e corpo docente

Nesta sexta-feira, 10, a Escola Municipal Drª Maria Hercília Horácio Stawinski, na região da Zona Sul, realizou a formatura das turmas dos 5º anos que concluíram a disciplina cívico-militar. Trata-se das primeiras turmas a se formarem na nova disciplina. Os certificados foram entregues para 74 alunos. A Escola Maria Hercília é a primeira da Rede Municipal em todo o Paraná a implementar o ensino cívico-militar para os alunos do 1º ao 5º ano.  Neste ano, 383 alunos com idade entre 06 a 10 anos tiveram a disciplina, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.
A formatura reuniu pais, corpo docente, comunidade em geral, além de autoridades. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, destacou a importância que este dia traz para a educação de Arapongas. “É um dia muito especial. Quero dizer que esses alunos estão escrevendo o começo da história do nosso município no quesito cívico-militar na rede municipal. Fomos os primeiros do Paraná a implementar a disciplina em uma escola municipal. E queremos levá-la para outras instituições municipais, atendendo escolas das demais regiões. Já estamos estruturando a implementação do cívico-militar na região do Flamingos, Araucária e no Caravelle”, disse. Onofre mencionou ainda o intuito de militarizar as escolas estaduais que estão em fase de construção. “Os alunos saem das escolas municipais com a disciplina cívico-militar e ingressam no ensino médio também com os preceitos do militarismo sendo aplicados”, mencionou.
Ainda durante o ato, o subtenente Antônio José da Silva, diretor disciplinar, falou da experiência e do orgulho do trabalho exercido em conjunto com o corpo docente da escola. “ Agradeço a confiança do prefeito, que nos deu esta oportunidade. Para nós, é um momento muito especial. Ao longo desses meses, temos tido uma boa resposta, especialmente dos pais, que relatam mudanças positivas dos filhos dentro de casa. Isso também acontece em sala de aula. A disciplina cívico-militar conta com preceitos fundamentais para atingir uma educação de excelência, visando uma formação intelectual, ética, cívica e moral”, salientou.
A cerimônia contou também com homenagens e entrega de lembranças aos professores. Ao final, os alunos receberam os certificados pelas mãos do prefeito, dos professores, do grupo disciplinar cívico-militar e também do vereador Marcelo Júnior.