Notícias da SECLE

II Conferência Municipal de Cultura define propostas finais e entrega de certificação

CULTURA | Em 23/05/2023 às 14h14, atualizado em 23/05/2023 às 14h15 Por Assessoria de Imprensa

Em uma nova rodada, a Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle), realizou na noite da última segunda-feira (22) o segundo encontro da II Conferência Municipal de Cultura, com a presença de representantes da Secle, além de artistas e indicadores culturais de Arapongas. O encontro ocorreu no Cine Teatro Mauá e tratou de propostas do eixo nº 5 – que trouxe como principal tema: “A participação Social e Representatividade”. No último dia 7, tendo como tema: “Plano Municipal da Cultura: Diretrizes para uma política inclusiva e integrada”, a II Conferência realizou a leitura do regimento da II Conferência Municipal da Cultura, a plenária o aprovou, dando abertura oficial aos trabalhos da Conferência. Durante à tarde, os representantes de cada segmento, entidades, sociedade civil, artistas e indicadores culturais reuniram-se em grupos para composição dos eixos e debates. No eixo nº1 foram debatidos temas voltados à “Institucionalização e Marcos Legais da Cultura”, no eixo 2 “Diversidade Cultural”, eixo 3 “Acessibilidade Cultural”, eixo 4 tratou da “Sustentabilidade, dimensão social, economia, ambiental e cultural”.

O presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Gean Carlo Cereia, falou um pouco sobre o resultado final. “Após os debates e lido o relatório oficial, os certificados foram entregues aos participantes. Com a aprovação da plenária, vamos formalizar todas as propostas que serão um norte para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Um importante passo para o segmento em Arapongas. Agradecemos a todos os envolvidos”, finalizou.