PORTAL COVID-19 / VACINAÇÃO COVID E INFLUENZA

Servidores municipais participam de doação de sangue

SAÚDE | Em 23/11/2021 às 16h29, atualizado em 23/11/2021 às 16h32 Por Assessoria de Imprensa
Duas primeiras ações são destinadas aos servidores municipais

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta terça-feira, 23, nas ações de doação de sangue – alusivas ao "Dia Municipal do Doador de Sangue”, que passou a comemorado no dia 18 de novembro. A primeira coleta foi destina aos servidores municipais e contou com a presença de 50 doadores, entre eles, secretários municipais e o vice-prefeito, Jair Milani. “ Um ato de amor e de solidariedade. Sou doar há anos e não poderia deixar de participar desta ação. Uma forma de incentivar cada vez mais as pessoas”, disse. O local escolhido para ser um ponto de coleta foi o prédio do Laboratório Municipal que fica ao lado da UPA (Rua Atingau s/n, J. Caravelle). Todos os doadores passam por uma triagem. Uma segunda coleta; também destinada aos servidores municipais está prevista para o mês de dezembro.

O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, também participou das atividades e reafirmou que a campanha de doação de sangue será estendida para toda a população. “ A partir de 2022, o número de coletas aumentará gradativamente até que seja possível a realização de coletas semanais – aberta para toda a população. A Secretaria de Saúde vai realizar um pré-cadastro de doadores para que estas pessoas possam ser convocadas nas respectivas datas que serão realizadas as coletas”, salientou.

VOCÊ SABIA?

Uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de até três pessoas.

Para manter o estoque adequado do banco de sangue, são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até 04 doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até 3 doações.

Para ser doador é preciso

• Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal)
    • Observação: Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.
  • Pesar no mínimo 51Kg na balança do HEMEPAR
  • Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
  • Apresentar documento oficial com foto ( Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação)

Confira a lista de Impedimentos temporários ou definitivos à doação de sangue e demais informações acessando: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue