Facebook Youtube Instagram
Fundo Padrão Fundo Preto - Alto Contraste

PORTAL COVID-19 DE ARAPONGAS

Seminário prepara secretários e diretores municipais para o mundo 4.0

ADMINISTRAÇÃO | Em 15/10/2021 às 15h13, atualizado em 15/10/2021 às 15h14 Por Assessoria de Imprensa
Seminário prepara secretários e diretores municipais para o mundo 4.0

Secretários municipais e diretores de departamento participaram, nesta quinta-feira (14), do Seminário de Governança Pública para o Mundo 4.0, evento que esteve a cargo dos consultores Marco Juarez Reichert e Tarcísio Gargioni, da Orchestra Soluções de Gestão. Ao longo de todo o dia, os palestrantes trataram com os gestores municipais sobre os pilares da governança, como transparência, controle, equidade, responsabilidade, acesso à informação e compliance. O evento foi organizado pelas Secretarias de Indústria, Comércio e Turismo (Semic) e Administração (Semad), a pedido do prefeito Sérgio Onofre. “Há um mundo de oportunidades se abrindo para as empresas e para os órgãos públicos que estiverem conectados com as novidades tecnológicas a caminho. Para isso, é preciso conhecer essas oportunidades e qualificar as pessoas que estarão envolvidas”, afirma Marco Reichert.
Tarcísio Gargioni, executivo high level por 50 anos e um dos fundadores da Gol, apresentou cases de experiências bem-sucedidas e malsucedidas com base na cultura das empresas. Ele chamou a atenção para novidades tecnológicas que estão a caminho e que devem revolucionar a vidas nas cidades. Uma das que mais chamou a atenção foi o eVTOL, uma aeronave de decolagem e pouso vertical, movida a energia elétrica. Trata-se de tecnologia que surgiu graças aos grandes avanços na propulsão elétrica e à crescente necessidade de novos veículos para a mobilidade aérea urbana. “É o carro voador. A Embraer já está desenvolvendo o dela, para quatro pessoas e a ANAC está regulamentando o nível de voo, que deve ser até 1.400 pés. Portanto, é coisa para estar em funcionamento daqui a quatro ou cinco anos”, assinala Gargiani.
Ele e Reichert também apresentaram indicadores sociais e econômicos dos municípios, chamando a atenção para o fato de que mais de 1.200 cidades brasileiras vivem em situação de déficit, ou seja, gastando mais do que arrecadando. O dia também foi marcado por dinâmicas que apontaram as forças e fraquezas do município de Arapongas, bem como as ameaças e oportunidades, levando em conta o cenário regional, as vocações da cidade e os caminhos que se abrem a partir do mundo 4.0. “Foi um dia muito produtivo. Esse seminário é a preparação da Prefeitura em função de um planejamento integrado e estratégico, que leve Arapongas a ser uma cidade inteligente daqui a quatro anos”, avalia o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Nilson Violato.
O prefeito Sérgio Onofre disse que este é o primeiro de vários eventos que pretende promover com o objetivo de qualificar ainda mais a equipe. “Vocês já provaram, cada um em sua área, que são muito capazes. Mas o conhecimento é uma coisa que não pode parar porque o mundo também não para”, disse o prefeito, destacando a disponibilidade de Reichert e Gargiani em promover o seminário.
A Orchestra é a união operacional de consultores empresariais seniores, de alta capacitação e experiência executiva, atuando de forma integrada e afinada com empresas parceiras de serviços multidisciplinares e complementares, com o objetivo de prover soluções de gestão empresarial relativas a governança, às dimensões executivas e questões operacionais, à sucessão de gestão e patrimonial e investimentos, visando sustentabilidade, criação de valor e geração de resultados com significado para os clientes. Seu escritório central está localizado em Canoas (RS), com escritórios operacionais e de apoio em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.



ÚLTIMAS NOTÍCIAS







Endereço da página com a matéria completa:
https://www.arapongas.pr.gov.br/9776_noticia_seminario-prepara-secretarios-e-diretores-municipais-para-o-mundo-4-0


Voltar ao Topo do Site